Hélio Vicente de Matos assume a Corregedoria Auxiliar da DPE
Publicado em:

Hélio de Matos assumiu a vaga deixada pela defensora Vanilda Contreiras, que pediu aposentadoria
Hélio Matos é um dos remanescentes da turma de assistentes jurídicos do Estado, que em 2002 assumiu a função de defensor público. Logo que assumiu a função de defensor, ele foi lotado na comarca de Costa Marques, em seguida passou para Nova Brasilândia, vindo em seguida para Porto Velho.

A defensora Vanilda Contreiras, de Ji-Paraná, exerceu o cargo de corregedora auxiliar durante um ano
Na Capital, ele atuou no Juizado Especial Criminal, na 1ª e 2ª Vara do Tribunal do Júri, na 3ª Vara Criminal e na 4ª de Família. Posteriormente assumiu a coordenação do Núcleo da Cidadania, no Shopping Cidadão, onde permaneceu durante três anos.
Após deixar a coordenadoria do Núcleo da Cidadania, Hélio Vicente de Matos passou a coordenar o Núcleo da Instância Superior da Defensoria Pública junto ao Tribunal de Justiça do Estado, de onde saiu para exercer o cargo de corregedor auxiliar.
O defensor público foi ainda presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública (Amdepro) por dois mandatos. Foi também um dos defensores que lutou para conseguir a independência administrativa e financeira da Defensoria Pública, o que veio a concretizar-se em 1996.