Defensoria Pública fica em terceiro lugar no concurso Boas Ideias
Publicado em:

O DPG Antonio Fontoura (D), junto com o autor do projeto, defensor público José Alberto ( C ), e o presidente da Amdepro, defensor André Vilas Boas (E)
O projeto “Defensoria Pública Móvel” ficou em terceiro lugar no concurso Boas Ideias, idealizado pelo Governo do Estado. O prêmio foi entregue pelo governador Confúcio Moura nesta quarta-feira,30, durante solenidade ocorrida no salão gourmet do Palácio Rio Madeira. A premiação foi em dinheiro.
Em primeiro lugar ficou o projeto “Sistema Integrado de Coleta e Análise Criminais” e em segundo lugar “Cacoal contra Dengue”. A mensão honrosa foi para o projeto “Sistema Rondoniense de Leilão de Veículos Automotores”.
O governador Confúcio Moura comprometeu-se a implementar as ideias vencedoras no certame. Ele afirmou que reunirá sua equipe para analisar a melhor forma de executá-las. O “Defensoria Pública Móvel” é de autoria do defensor público José Alberto de Paula Machado. A votação foi por meio da internet – qualquer pessoa tinha direito a voto, desde que possuísse um email.

Os vencedores do concurso
O defensor público-geral do Estado, Antonio Fontoura Coimbra, e o presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública (Amdepro) defensor público André Vilas Boas, participaram da solenidade.
Fontoura parabenizou José Alberto pela iniciativa, afirmando que o projeto da DPE vem ao encontro das necessidades da população carente, que muitas vezes não tem condições de se deslocar até um núcleo da instituição para receber atendimento jurídico.
Conheça o projeto
O projeto tem como objetivo levar cidadania aos carentes de Justiça que residem nos bairros mais distantes da capital, na área rural e nos municípios longe do eixo da BR 364. A equipe que compõe o projeto é multidisciplinar (defensores públicos, assessores de defensor, psicólogos e assistentes sociais).

O governador Confúcio Moura e a equipe da Defensoria Pública
O “Defensoria Pública Móvel” visa ainda à educação jurídica, que será desenvolvido por meio de palestras destinadas à população de baixa renda e aos estudantes da rede pública e privada. De acordo com o defensor público-geral, a educação jurídica ajudará a promover mudanças na maneira de pensar da sociedade civil, uma vez que essa passará a conhecer seus direitos e deveres, prevenindo novos conflitos.

O governador se compromete a criar condições para executar os projetos vencedores