DPE atende em Vila Jirau
Publicado em:
A Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) esteve no último domingo,23, na Vila Jirau, zona rural de Porto Velho, realizando atendimento jurídico. São cerca de 35 famílias vivendo na localidade, fora aquelas que moram nas linhas.
A DPE atendeu 25 pessoas – a maior parte queria esclarecimentos na área de família (alimentos e guarda). Teve um caso relacionado à “Maria da Penha”, que foi encaminhado à sede da DPE.
A ação é promovida pela Paróquia São João Bosco, em parceria área missionária Alto Madeira. Oitenta voluntários participaram da organização. A Vila Jirau surgiu há quatro anos, resultado da Usina Hidrelétrica de Jirau.
Essas famílias viviam na antiga Vila Mutum, que foi inundada pelas águas do reservatório da usina de Jirau. Em lugar de mudarem-se para a Nova Mutum,vila construída pelo consórcio para atender as pessoas que perderam suas casas, parte dos moradores optaram em receber a indenização e se instalar em uma área próxima, batizada de Vila Jirau.
Normalmente, a Paróquia São João Bosco realiza uma média de cinco ações desse porte durante o ano. Porém, devido à enchente do Rio Madeira, a igreja conseguiu realizar apenas duas.