Buritis: DPE e Judiciário realizam audiência pública para reduzir judicialização na saúde
Publicado em:

Na audiência, segundo o defensor Miller de Carvalho (E), foi assinado Termo de Compromisso com o Executivo Municipal
De acordo com o coordenador do Núcleo da DPE-Buritis, defensor público Miller de Carvalho, nesse município, assim como nas demais comarcas, a Defensoria Pública é diariamente procurada por assistidos que, de alguma forma, não tiveram o direito a saúde atendido a contento.
Além disso, segundo ele, é comum também ocorrer reclamações a respeito da qualidade do atendimento público nessa área devido às informações nem sempre serem repassadas claramente aos pacientes.
“Essa situação nos levou, eu e o juiz da comarca, Rogério Montai, a promover a audiência pública”, declarou o defensor. Para ele, o evento foi oportuno, pois os atores envolvidos no processo tiveram condições de discutir a situação e identificar as deficiências mais comuns.
“A audiência foi uma tentativa de construir consensos, afinal estamos numa sociedade aberta em que todos podem e devem participar com sua opinião”, declarou o juiz Rogério Montai, acrescentando que o Judiciário tem a missão também de pacificar conflitos.

O evento contou com a participação da população
Para ele, é com atitudes como essas, pioneira, que o Judiciário busca ajudar, ou pelo menos amenizar os problemas,” pois quem precisa é a sociedade, que está sedenta de saúde publica”.
Termo de compromisso
Miller de Carvalho informou que na ocasião foi redigido um termo de compromisso em que o Município de Buritis se obrigou formalmente a atender os pedidos da Defensoria, na tentativa de melhorar o serviço público de saúde.
Além da população, do defensor público Miller de Carvalho e do juiz Rogério Montai, participaram da audiência o procurador chefe da Advocacia Geral da União, Jorge Souza, o promotor de justiça Rodrigo Valente Guimarães, o prefeito de Buritis, Odeir Ferreira, o prefeito de Campo Novo, Ocimar Ferreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Confecções e o médico Luciano Portes das Marces.
Fotos gentilmente cedidas pela Rádio Interativa FM