Marcus Edson é empossado no cargo de DPGE; ele destaca a parceria com os poderes
Publicado em:

Marcus Edson durante o discurso de posse
Ele substitui no cargo o até então defensor público-geral, Antonio Fontoura Coimbra, nomeado na ocasião como subdefensor público-geral.
A solenidade contou com a presença do vice-governador, Daniel Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, do corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Daniel Lagos, do subprocurador –geral de Justiça, Osvaldo Luiz de Araújo, do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcanti.

Antonio Fontoura Coimbra, até então defensor público-geral, é nomeado subdefensor público-geral

Autoridades prestigiaram a solenidade

Ele agradeceu também ao defensor público Antonio Fontoura Coimbra por ter, enquanto DPGE, confiado a missão de ajudá-lo na condução da Administração Superior, nomeando-o subdefensor público-geral. “Continuaremos essa parceria, Fontoura como subdefensor geral e eu como defensor público-geral. Tenho certeza que ele nos apoiará com sua experiência e sabedoria”.
O Poderes Executivo e o Legislativo, o Ministério Público, a OAB e o Judiciário também foram mencionados pelo DPGE empossado. O Executivo merece destaque, de acordo com Marcus Edson de Lima, por acreditar cada dia mais no avanço institucional da Defensoria Publica, entendendo que o crescimento reflete no interesse comum de melhorias para a população carente.
A menção especial ao Legislativo, segundo o novo defensor público-geral, deve-se ao fato de a Casa de Leis ter sido sempre parceira da instituição. “Para provarmos isso basta compararmos a nossa Legislação com a de outros estados mais evoluídos legislativamente”. Outro fator importante, de acordo com ele, é que a Casa de Leis sempre manteve, e não tenho dúvida que continuará mantendo, as portas abertas para a Defensoria Pública.

Família do empossado
Crescimento
Marcus Edson afirmou que sempre quis participar do crescimento de uma Defensoria Pública “e Deus me deu a missão de assim fazer no Estado de Rondônia, e com muita luta o farei até a minha aposentadoria, honrando o compromisso assumido quando tomei posse como defensor público”.
Por fim, ele citou o constitucionalista José Afonso da Silva para mostrar a importância da Defensoria Pública para a população carente. “Cabe aos defensores públicos abrir os Tribunais aos pobres. É uma missão tão extraordinariamente grande que, por si só, será uma revolução, mas, também, se não cumprida convenientemente será um aguilhão na honra dos que a receberem e, por ventura, não a sustentarem”.
Paulista, Marcus Edson de Lima pertence à classe dos defensores públicos de 3ª Entrância. Ele integra o grupo dos membros mais jovens da DPE, que ingressou na instituição através do primeiro concurso realizado em 2008.
O defensor público-geral é formado em Direito pela Universidade de Taubaté (SP). Ele já coordenou o Núcleo da Cidadania do Shopping Cidadão, na comarca de Ji-Paraná, e durante três anos atuou como coordenador do Núcleo de Ações Coletivas, na comarca de Porto Velho.

Defensores públicos de Entrância Especial

Membros do Conselho Superior da DPE
Fotos: Bolotha