É preciso fortalecer e estruturar a Defensoria, afirma ministra do STJ
Publicado em:

DPGE Marcus Edson(Direita) conversa com a ministra Nancy Andrighi (Vestimenta rosa)
O mutirão, que iniciou na quinta-feira e encerra na terça-feira,09, é promovida pelo Judiciário de Rondônia e Governo do Estado, e conta com a parceria da DPE-RO. A ação faz parte do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, fomentado pela Corregedoria Nacional de Justiça.
A ministra destacou a necessidade de a Defensoria Pública ser valorizada como instituição essencial ao sistema de Justiça. “Por falta de estrutura, a trava para conter as ações judiciais está nessa instituição, por isso faz-se necessário que ela seja estruturada e receba todo apoio que precisa para desenvolver o trabalho a contento”, observou.
O DPGE aproveitou o encontro para falar dos projetos que estão em execução na Defensoria Pública de Rondônia, em especial a ênfase que vem dando para implementar os instrumentos de conciliação e de mediação, visando a resolução de conflitos.
Porém, ele ressaltou que a falta de defensores públicos para atender a demanda cada vez maior, ainda é um obstáculo para o amplo desenvolvimento da DPE. São apenas 65 membros para suprir todo o estado. “É relevante estruturar a instituição para que possamos levar Justiça aos menos favorecidos economicamente”, concluiu o DPGE.