Defensoria realizará atendimento especializado às pessoas em situação de rua
Publicado em:

Os defensores públicos Victor Hugo e Rafael Magalhães junto com o secretário Secretário de Ação Social de Porto Velho, Claudinaldo Rocha.
A ação foi discutida semana passada durante reunião com os defensores públicos Victor Hugo e Rafael Magalhães, e com o Secretário de Ação Social do Município, Claudinaldo Leão da Rocha, oportunidade em que foram debatidos os protocolos de atuação e ainda ficou acertada a realização de uma nova reunião com toda a equipe integrante da assistência social para estabelecer mais detalhes da atuação integrada.
O defensor público Victor Hugo afirmou que é necessário ir ao encontro dessas pessoas, pois, devido ao receio de não serem aceitos, dificilmente veem a um órgão público em busca de seus direitos. O atendimento visa à garantia dos direitos da população em situação de rua, em suas mais variadas facetas, e mesmo a facilitar o acesso a documentos básicos como RG, CPF, título de eleitor, além de cadastros necessários ao gozo de benefícios sociais.
O defensor ressaltou ainda a importância do trabalho para quantificar e qualificar as pessoas que vivem em situação de rua na capital. Atualmente, não existem dados referentes a essa questão. “É vital fazer uma busca ativa para localizá-los e verificar quais são as suas necessidades básicas”.
Victor Hugo informou que o Município possui uma Casa de Acolhimento e um Albergue para trânsito, mas o número de vagas ainda é limitado. Também é necessário avançar no sentido de por em funcionamento o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Porto Velho.
O Centro POP é um espaço de referência criado para atender os moradores de rua, visando ao desenvolvimento de ações sociais, de solidariedade, afetividade e respeito.