Aprenda mais sobre o Núcleo de Contestação da Defensoria Pública de Rondônia
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A Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) é o órgão estatal que cumpre o dever constitucional do Estado de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas necessárias para um processo judicial.
Um dos serviços prestados pela instituição é a contestação, seja de família ou cível, que é a forma de o réu defender-se em uma ação judicial. O principal objetivo é de evitar a chamada revelia, quando, na ausência de resposta do réu, os fatos narrados pelo autor na inicial do caso são tidos como verdadeiros.
O defensor público Rafael Magalhães atua na Contestação de Família.
De acordo com as novas regras do Código de Processo Civil, a pessoa é citada para tomar conhecimento do processo e comparecer à audiência de tentativa de conciliação, que, caso não haja acordo, dá início ao prazo de 15 dias úteis para apresentar a contestação.
Ao atender os critérios de atendimentos da Defensoria, o assistido deve, antes mesmo da audiência de conciliação, buscar orientação jurídica com um defensor público, que o acompanhará na audiência.
O atendimento na Contestação Cível é feito pelo defensor público Victor Hugo.
O Núcleo de Contestação de Família fica localizado no térreo da sede da DPE-RO (Rua Padre Chiquinho, nº 913, Bairro Pedrinhas), com atendimento físico ou pelos telefones (69) 3217-4704 / (69) 99237-5863, das 7h30 às 13h30. As demais demandas cíveis também são atendidas na sede, na sala 3, 1º piso, ou via telefone (69) 99249-0790.

Os atendimentos são feitos das 7h30 às 13h.