Participe da seleção do nome da Revista Científica das Defensorias Públicas da Região Norte
Publicado em:
Logo, logo as Defensorias Públicas da região norte do Brasil terão o seu próprio periódico científico para a publicação de artigos, teses e demais estudos jurídicos voltados às instituições de assistência jurídica e gratuita dos estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins.
“A edição do periódico tem um objetivo claro: o aperfeiçoamento funcional e acadêmico dos membros e servidores das Defensorias Públicas da região Norte”, explica Alessandra Martins Milaré, coordenadora do Centro de Estudos da DPE-RO, que atua no projeto juntos as demais Escolas Superiores e aos Centros de Estudos das DPEs do Norte do Brasil.
“A ideia é abordar temas relevantes, principalmente relacionados a assuntos da Região Amazônica e dos povos indígenas que estiverem relacionados com a prática diária da Defensoria Pública”, enfatiza. “Será um meio de compartilhamento de ideias e estímulo à produção científica”, conclui a defensora pública.
Escolha do nome
Em uma primeira etapa cada Centro de Estudos ou Escola Superior das respectivas Defensorias participou do processo de escolha de nome da nova revista, com o envio de dois nomes para a Comissão Organizadora. Os nomes foram enviados em conformidade com os critérios de pertinência regional, pertinência estadual e motivação integrativa.
“Procuramos nomes que estejam relacionados à Região Norte do Brasil, ao mesmo tempo que se relacionem com a área de atuação das Defensorias Públicas e promovendo uma integração regional entre as instituições”, explica a defensora pública Alessandra Milaré.
Dos nomes enviados, três foram escolhidos para a participarem da segunda etapa do processo de escolha que é a etapa de votação popular. São eles:
1 – AMAJURIS – Norteando Direitos.
Significado: AMA: De Amazônia (lembra também “amar” / “amor”). Juris:
2 – ARANDU – Norteando Direitos.
Significado: Alguns significados para o termo arandusão “ouvir o tempo”, “vivenciar”, “conhecer com a experiência de vida, na relação intrínseca com o ambiente”, “entendimento”, “conhecimento”. Em uma palavra, esses vastos conceitos talvez poderiam ser sintetizados como “sabedoria”. Fonte: Greenpeace
3 – CADERNO
Significado: Sigla para “Comunicação Analítico-Crítica das Defensorias Estaduais da Região Norte”.
Como posso participar?
Qualquer pessoa pode participar da votação para a escolha do nome da revista. Basta acessar o formulário de escolha do nome da Revista Científica por meio do link: https://ceaf.rr.def.br/index.php/pesquisa, até o dia 30 de setembro deste ano.