Defensora pública Lara Tortola participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados
Publicado em:
No último 3 de maio, a defensora pública do Estado de Rondônia, Lara Maria Tortola, participou da maneira remota da 21ª Reunião Ordinária da Comissão Especial da Câmara dos Deputados de Brasília, destinada a proferir parecer sobre o Projeto de Lei nº 8045 de 2010 em Brasília, do Senado federal, que trata do novo Código de Processo Penal.
A defensora pública Lara Tortola, membra da Comissão de Política Criminal, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, participou do debate, ressaltando os pontos sensíveis apresentados pelo projeto de Lei que impactam diretamente a atuação da Defensoria Pública quanto à defesa dos assistidos.
“O direito processual penal é considerado termômetro democrático, pois atinge desde o direito à liberdade até os direitos políticos”, explica a defensora pública Lara Tortola.
Apontamentos sobre o novo Código Penal
Em sua fala, Lara Tortola elogiou o privilégio no substitutivo pelo uso de mandados para comunicações processuais, sobretudo em razão da necessidade de o processo penal manter formalidades e estar atento à população defendida pela Defensoria, em razão da vulnerabilidade tecnológica que lhe é característica.
Lara também apontou a necessidade de o Código adotar teoria das nulidades que permita controle da legalidade no processo penal, de modo a respeitar o devido processo legal garantido constitucionalmente. “O texto do substitutivo sobre nulidades não se diferencia do cenário atual, permitindo amplas interpretações do texto não raro em prejuízo da defesa”, conclui.