Defensoria Pública participa do Seminário sobre Empregabilidade de Pessoas Travestis, Transexuais e Homens Trans do Tribunal de Justiça de Rondônia
Publicado em:

Nesta quarta-feira, 25, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e do Núcleo em Defesa dos Direitos Humanos e da Coletividade (NUDHC), participou do seminário “Empregabilidade de Pessoas Travestis, Transexuais e Homens Trans: Direitos e Desafios”, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em parceira com o Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Ministério Público do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RO, entre outros parceiros.
O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, e contou com a presença da Coordenadora do Nudem e Presidenta da Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado de Rondônia (Adepro), Débora Machado Aragão, que integrou a mesa de abertura do evento
“Quero parabenizar o Comitê da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade aprova plano de trabalho para 2022 pela iniciativa e ressaltar a importância de nós enquanto instituições públicas, termos essa atuação contra majoritária diante de uma estrutura social que é imposta a pessoas que ainda são muito vulnerabilizadas em nossa sociedade”, afirmou a Defensora Pública durante sua fala.




Palestras
O evento contou com convidadas e convidados que proferiram palestras sobre temas correlatos à Empregabilidade das Pessoas Trans. Karen Oliveira Diogo, Coordenadora do grupo Comcil, Coordenadora Norte da Rede Trans Brasil e da Rede de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS, falou sobre o tema: Desafios da Vivência da População TT. Carlos Alberto Lopes, Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, falou sobre “Atuação do MPT para garantir a empregabilidade trans”. Rogério Teles, Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero LGBTQIAP+ da OAB/RO, tratou do tema “Direitos da População LGBTQIAP+”. E Ilma Bezerra Lopes, pedagoga, professora da Rede Municipal na Zona Rural e integrante do grupo Mães pela Diversidade, discorreu sobre “Relato de uma mãe de homens trans”.
