Defensoria Pública do Estado realiza lançamento da Cartilha “Nossa Querida Bia” em Rondônia
Publicado em:

Visando à promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio de Termo de Cooperação com a Defensoria Pública do Estado da Bahia, realizou na última semana, o lançamento da Cartilha “Nossa Querida Bia” em dois eventos de contação de minicontos na Escola Pequeno Gênio, zona sul de Porto Velho.
Nas duas ocasiões, que aconteceram, respectivamente, na segunda e sexta-feira (13 e 17 de fevereiro), os defensores Fábio Roberto de Oliveira Santos e Ada Alves dos Reis Mendes, interagiram com as alunas e alunos da escola, lendo, cada um, dois minicontos do livro Minha Querida Bia.
De autoria da Defensoria Pública da Bahia, o livro Nossa Querida Bia é uma publicação que reúne minicontos com o principal objetivo do enfrentamento ao racismo desde a infância. De uma maneira simples, direta e de fácil leitura, a publicação traz a personagem Bia em diversas situações, que envolvem o temas ligados à questões de racismo, discutindo assuntos como aceitação, liberdade religiosa, discriminação racial entre outros. A obra foi eleita a melhor Publicação Especial do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2021.
A defensora pública Ada Alves relatou a sua experiência ao participar do projeto. “Considero o evento de suma importância, pois com isso ensinamos as crianças desde tenra idade sobre um assunto sério e tão atual. Foi muito gratificante observar que eles se sentiram confortáveis para relatar algumas experiências pelas quais eles e familiares já passaram, o que reforça a necessidade de falarmos mais abertamente sobre o racismo e como ser antirracista.”



O defensor público Fábio Roberto de Oliveira Santos também relatou sua experiência ao participar do projeto. “Quando recebi o convite para falar com as crianças, propus uma dinâmica conciliando as histórias do livro com uma oficina de bonecos. Levei uma boneca preta e peguei emprestado outros bonecos com aparências diferentes para dar uma noção de diversidade. Foi muito gratificante ver as crianças interagirem aos temas (cabelo e religião) com leveza e ao final receber um abraço coletivo delas, que guardarei para sempre. Ser defensor(a) públic(a)o é buscar na linguagem acessível a promoção de direitos como forma de construir uma sociedade mais igual e bacana”.
Durante o evento na Escola Pequeno Gênio, participaram também a Diretora do instituto de ensino, Mirim Pereira; a Orientadora Pedagógica, Martha Rasul; a Coordenadora Pedagógica, Adélia Socorro Pereira; e a Supervisora Bruna Kelle.



Termo de Cooperação
Idealizada pelo Corregedor-Geral da Rondônia, Marcus Edson de Lima, a parceria entre Defensoria Pública de Rondônia e Defensoria Pública da Bahia, no que tange à a cessão à DPE/RO, por parte da DPE/BA, do material gráfico, em sua integralidade, para reprodução e divulgação, referente ao livro de minicontos “Nossa Querida Bia”, foi oficializada por um Termo de Cooperação Técnica assinado pelo Defensor Público-Geral de Rondônia, Hans Lucas Immich, e pelo defensor público da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.



“A parceria entre as instituições permitiu que pudéssemos reproduzir e divulgar essa obra, que por seu caráter significativo e descomplicado, está servindo de base para discussões e interações com alunas e alunos de escolas infantis e fundamentais de Porto Velho. O objetivo é expandir esse projeto a mais instituições de ensino municipais e estaduais”, ressalta o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.