Defensoria Pública participa de 1ª Roda de Conversa do Grito dos Excluídos e Excluídas
Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou neste domingo, 26, da 1ª Roda de Conversa do Grito das Excluídos e Excluídas, promovido pelos movimento sociais que compõe a articulação do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas em Porto Velho.
O evento que teve como a temática: “Soberania Alimentar e Resistência”, aconteceu no Setor Chacareiro de Porto Velho e contou com a participação do Corregedor-Geral da DPE-RO, Marcus Edson de Lima; do Diretor do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e da Coletividade, Eduardo Guimarães Borges; e da Ouvidora-Geral externa da instituição, Valdirene de Oliveira. Durante a roda de conversa, participaram diversos movimentos populares, pastorais sociais e organizações da sociedade do município e estado.
A participação da Defensoria Pública do Estado de Rondônia teve como principal objetivo o estreitamento de laços com a comunidade local e com os movimentos sociais que compõe a articulação do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas de Porto Velho.
“Viemos aqui para, além de realizar uma visita à comunidade local e receber suas demandas e necessidades quanto à proteção de seus direitos, também dialogar e debater com os movimentos sociais e organizações participantes da Roda de Conversa do Grito dos Excluídos e Excluídas”, ressalta o Corregedor-Geral, Marcus Edson de Lima. “A atuação da Defensoria Pública está em consonância com a realização destes movimentos por parte da sociedade civil organizada, uma vez que assim, como eles, busca a efetivação da cidadania e a inclusão daqueles que se encontram excluídas e excluídos dos processos sociais”, finaliza o defensor público.



A Ouvidora-Geral externa da Defensoria Pública, Valdirene de Oliveira, comentou sobre a participação da Defensoria Pública durante a roda de conversa. “A comunidade segue firme e forte em defesa dos seus direitos e ao seu lado caminha a Defensoria Pública que, pela interlocução da Ouvidoria Externa, tem realizado um brilhante trabalho de acompanhamento judicial na defesa dos Direitos da comunidade através do nosso Núcleo de Direitos Humanos sob a coordenação do Defensor Público Eduardo Borges, do Corregedor Geral, Marcus Edson de Lima, e do Corregedor Auxiliar, Victor Hugo de Sousa Lima.