Defensoria pública participa de Audiência Pública sobre Síndrome de Down na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Publicado em:

No último dia 20 de março, a Defensoria Pública participou de uma Audiência Pública sobre Síndrome de Down proposta pelo deputado estadual Cirone Deiró. Participando da audiência, estava a defensora pública Flávia Albaine Farias da Costa, que foi homenageada durante o evento.
A defensora pública recebeu a homenagem pelos trabalhos prestados em benefício das pessoas com deficiência no estado, na condição de defensora pública, desde o início de sua carreira em 2016 até os dias atuais.
A placa foi entregue pelo deputado Cirone Deiró e pela mãe atípica Flaviana Tertuliano (mãe de uma criança com síndrome de down). Durante o evento, Flavia Albaine Farias da Costa abordou o tema “Capacitismo contra a pessoa com síndrome de down e legislação protetiva”.
Após realizar a sua audiodescrição, ferramenta utilizada para inclusão social de pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, a Defensoria Pública realizou sua fala durante o evento. “No último dia 21 de março, foi o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um momento de reflexão e debate sobre o capacitismo que essas pessoas ainda enfrentam na nossa sociedade”, iniciou Flávia Albaine.

A defensora pública também trouxe reflexões acerca do tema exposto. “Para quem não sabe, o capacitismo é esse movimento de exclusão e violência contra pessoa com deficiência e as pessoas com síndrome de down, de acordo com o modelo social de deficiência adotado na nossa lei brasileira de inclusão, para fins jurídicos, elas são consideradas pessoas com deficiência”, enfatizou.
Assista à Audiência Pública sobre Síndrome de Down da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=hPPQzrRXmQA.