Defensoria Pública do Estado de Rondônia realiza Roda de Conversa em alusão à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio
Publicado em:

Nesta segunda-feira, 11, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia promoveu uma Roda de Conversa, com apresentação musical, em alusão à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio e de cuidados com a saúde mental, no auditório do prédio-sede da instituição.
O evento contou com a presença de defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) da instituição que puderam apreciar uma apresentação da Orquestra Villa-Lobos, regida pela maestro Marcelo Yamazaki, que tocou algumas músicas presentes no repertório “Concerto Verão Amazônico – 2023”.
Após a apresentação inicial da orquestra, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, parabenizou e agradeceu aos músicos pelo concerto, e na sequência realizou o seu pronunciamento sobre a campanha Setembro Amarelo. “Quero aqui trazer uma reflexão um pouco mais inspiradora em relação a este momento de pensar sobre a nossa saúde mental. Pra isso trouxe a seguinte frase do grande escritor Victor Hugo, meu homônimo: ‘Aquilo que causa a noite dentro de nós também pode deixar estrelas’. Essa expressão ressalta que mesmo diante das adversidades e dificuldades que todos nós enfrentamos na vida, podemos encontrar oportunidade de crescimento e desenvolvimento, e encontrar qualidades que nem mesmo nós sabíamos. É importante que estejamos aberto a ajudar e buscar ajuda, e esse é o cerne da campanha Setembro Amarelo que é buscar convocar a todos a participarem dessa reflexão e juntos com muita empatia e compaixão, possamos olhar a nossa volta e estender apoio a todas e todos que necessitam”.



O Defensor Público-Geral também ressaltou a preocupação da Defensoria Pública em desenvolver políticas e ações institucionais que promovam o bem-estar psicológico de quem integra os quadros da DPE-RO. “Também informo que recentemente foi aprovado o nosso Plano de Atividades do Setor de Psicologia da Diretoria de Direitos Humanos para o 2023-2024, que tem justamente o objetivo de prestar apoio e promover ações que visem à saúde mental, qualidade de vida e satisfação no trabalho dos nossos defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradoras e colaboradores.



Logo após o pronunciamento do Defensor Público-Geral, a orquestra executou o Hino Nacional Brasileiro e todos se puseram em posição de respeito para acompanhar o momento solene. Na sequência, teve início a “Roda de Conversa Café e Saúde: conversando sobre saúde mental no trabalho e prevenção do suicídio”, com o analista em psicologia da Defensoria Pública Edcarlos Alfaia e com a psicóloga clínica e do trabalho, Mariana Oliveira. No final da roda de conversa, todas e todos participaram de uma dinâmica em grupo.
Concerto Verão Amazônico
O Concerto Verão Amazônico performado pela Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho foi apresentado no Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, no último dia 08 de julho. O projeto conta com o fomento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal Brasileiro, e de patrocinadores, como o Instituto Cutural Vale (patrocinador master), Lojas Havan, Instituto Saga, Banco BV, Sicoob Instituto e Banco da Amazônia. O concerto também conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) e do Governo do Estado de Rondônia.