Defensoria Pública lança Manual do Estágio para auxiliar estagiárias e estagiários recém-empossados na instituição
Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia lançou na última sexta-feira, 18, a primeira versão do Manual de Estágio da instituição, material de apoio que será entregue aos estagiários e estagiárias no momento de sua posse, contendo orientações e informações básicas sobre os princípios e o funcionamento desta Defensoria Pública e sobre as regras do estágio remunerado na instituição.
A produção do material foi coordenada pela Diretora de Recursos Humanos, Rocilece Pereira Santana Paixão que é responsável pelo Programa de Ambientação de novos estagiários(as) e servidores(as) da instituição. “O objetivo é dar a conhecer, de forma simples e direta, os principais dispositivos que regem a relação dos estagiários e das estagiárias com a DPE-RO”, explica Rocilece.
Além de trazer noções básicas sobre estrutura e funcionamento da Defensoria Pública, o manual traça um panorama completo sobre o funcionamento do estágio, abordando assuntos diversos como carga-horária, requisitos para ingresso, impedimentos, tempo de duração de estágio, lotações, valores de bolsa, atribuições e deveres, entre outros assuntos importantes que comumente são passíveis de dúvidas pelas estagiárias e estagiários.
O documento também é ricamente ilustrado e possui uma diagramação que facilita a leitura pelos leitores. Inicialmente a distribuição do Manual do Estágio está sendo feita de maneira virtual, que pode ser baixado por meio do link: https://www.defensoria.ro.def.br/wp-content/uploads/2023/08/Manual-do-Estagio-da-DPE-RO.pdf.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, ressalta que o material foi especialmente pensado na nossa equipe de estagiários, levando-se em consideração as principais dúvidas apresentadas. “Este manual representa nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento das práticas de estágio na instituição. Nele, vocês encontrarão orientações práticas, princípios éticos e diretrizes fundamentais que nortearão suas atividades enquanto integrantes essenciais de nossa equipe. Através deste guia, buscamos fortalecer os alicerces do acesso à justiça e reafirmamos nosso comprometimento em proporcionar uma experiência enriquecedora, educativa e significativa para cada estagiária e estagiário que contribui para a missão nobre da Defensoria Pública”, conclui.