Defensoria Pública participa de posse da nova Diretoria do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas do Estado para o biênio 2024-2025
Publicado em:

Nesta quinta-feira, 7, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou da posse do novo corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) para o biênio 2024-2025, em solenidade ocorrida no auditório da Corte de Contas. O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, representou a Defensoria Pública no evento, integrando o dispositivo de autoridades que fizeram o uso da fala durante.
Tomaram posse na solenidade, o Presidente eleito do TCE-RO, conselheiro Wilber Coimbra; o Vice-Presidente, conselheiro Paulo Curi Neto; e o Corregedor-Geral, conselheiro Edilson de Sousa Silva. Por sua vez, o Ministério Público de Contas (MPC-RO) empossou o Procurador-Geral Miguidônio Inácio Loiola Neto. Os emposssados realizaram o juramento protocolar de compromisso e assinaram o livro de registro, oficializando a posse nos respectivos cargos.
Além da Defensoria Pública do Estado, participaram da cerimônia, representantes e integrantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, das Forças Armadas, servidores do TCE-RO e de outros órgãos, e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em sua fala, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, parabenizou os novos empossados, destacando a trajetória e os feitos do novo Presidente, Wilber Castro, e do novo Procurador-Geral, Miguidônio Neto.
Victor Hugo aproveitou a ocasião para parabenizar também o Conselheiro Paulo Curi e o Procurador Adilson de Medeiros, por suas atuações como Presidente e Procurador-Geral nos últimos quatro anos. Além disso, o Defensor Público-Geral também rendeu parabéns ao Corregedor-Geral do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva, por sua recondução ao cargo e por sua futura posse como Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
No final de sua fala, o Defensor Público-Geral também destacou a atuação da Corte de Contas e sua parceria com a Defensoria Pública. “O Tribunal de Contas tem se destacado a contribuir diretamente para a implementação de políticas que impactam positivamente e diretamente na vida dos cidadãos rondonienses. E nesse contexto, destaco que o próprio processo de estruturação da Defensoria Pública, que está em andamento, é fruto do apoio desta corte de contas, num claro exemplo da transformação positiva que resulta da atuação direta desse tribunal. É com especial reconhecimento também que destaco a parceria entre o Tribunal de Contas e a Defensoria Pública numa atuação conjunta em prol da justiça social, da efetivação dos direitos e do acesso à justiça, o que têm sido fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Desejo sucesso aos empossados, confiando que sob vossas lideranças, o Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas continuarão desempenhando um papel essencial na construção de uma Rondônia mais justa, transparente e próspera”, conclui.



