Defensoria Pública participa de sessão solene em homenagem aos nove anos de atuação da Associação de Surdos de Rondônia
Publicado em:

Na tarde desta segunda-feira, 04, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou da sessão solene em homenagem à Associação de Surdos de Rondônia (ASRO) pelo seus nove anos de atuação no estado, com a participação de representantes da associação, autoridades, intérpretes de libras, comunidade surda e falantes em geral.
O coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e da Coletividade, defensor público Eduardo Guimarães Borges, juntamente a demais autoridades e representantes de instituições, fez parte da mesa de autoridades durante o evento, presidida pelo proponente da sessão solene, deputado estadual Delegado Camargo.
Em sua fala, o defensor público Eduardo Guimarães Borges destacou a importância da atuação da ASRO, e aproveitou também para destacar a atuação dos profissionais intérpretes de libras na Defensoria Pública. “A atuação da Associação é fundamental na promoção dos direitos e na inclusão social das pessoas surdas em nossa comunidade. Como defensor público, reconheço a importância de garantir que todos tenham acesso à justiça, e nesse sentido a ASRO desempenha um papel crucial ao sensibilizar a sociedade para as necessidades específicas dos surdos. Também quero ressaltar que a Defensoria Pública mantém uma equipe bilíngue de atendimento em Libras, que são parte importante da equipe da Diretoria de Comunicação da instituição. São eles que garantem a acessibilidade e o direito fundamental de acesso à justiça à comunidade surda assistida pela DPE-RO”, ressalta.
A sessão solene contou com entrega de homenagens a personalidades e, em especial aos intérpretes de Libras que atuam na ASRO. Os presentes receberam o certificado de Voto de Louvor das mãos do deputado Delegado Camargo. Já os que não puderam comparecer à entrega dos certificados receberão em nova oportunidade. Além do defensor público Eduardo Borges, o coordenador do Núcleo Especializado de Promoção Étnico-Racial e Cultural (Nuerc), Fábio Roberto, também participou da solenidade.