Rolim de Moura: Equipes de atendimento da Defensoria Pública participam de oficina sobre comunicação não-violenta
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A comunicação não-violenta (CNV) é uma abordagem comunicativa que busca a resolução de conflitos por meio de diversas práticas que estimulam a compaixão e a empatia e que cada vez mais vem sendo adotada por empresas e instituições, principalmente por aquelas que atuam com atendimento ao público.
Neste tocante, no último dia 26 de janeiro, sexta-feira, as equipes que atuam no Núcleo Criminal da Defensoria Pública em Rolim de Moura e no Núcleo de Atuação Recursal Estratégica (NARE) da DPE-RO participaram de uma oficina sobre comunicação não-violenta, ministrada pela defensora pública Bruna Straliote.
Dentre os assuntos destacados pela defensora pública, estão a importância da comunicação adequada, seja nos ambientes pessoais e profissionais, e como, a partir da comunicação não-violente, pode-se evitar conflitos.
“Conversamos sobre a Comunicação Não-Violenta, desenvolvida por Marshall Rosenberg, passando pelos seus quatro componentes: Observação, Necessidades, Sentimentos e Pedidos, com uma abordagem voltada para resolução de conflitos e atendimento dos assistidos, passando por uma reflexão de autoconexão/conexão e a intenção da comunicação”, ressalta a defensora pública Bruna Straliote.
O coordenador do NARE, Jaime Leônidas Miranda, que realizou a convite à defensora para que ministrasse a oficina às equipes, destacou a importância da capacitação. “Eu só tenha a agradecer à defensora pública Bruna Straliote por aceitar o convite e conversar com as equipes. Ouvir um assunto tão rico de uma expert no tema foi um verdadeiro privilégio e abriu à mente de todos sobre o universo da comunicação não-violenta, o que, com certeza, influenciará na qualidade dos atendimentos dos nossos assistidos, além de repercutir em diversos aspectos, sejam profissionais ou, até mesmo, pessoais”, ressalta.