Defensoria Pública de Rondônia celebra Dia das Mães com evento para mulheres da instituição
Publicado em:
Por Davi Pinheiro/DCOM

Nesta segunda-feira, 13, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) realizou, na sede da DPE/RO, uma programação especial durante a manhã, para celebrar e homenagear o dia das mães. O evento contou com a presença de defensoras, servidoras e estagiárias da instituição, que puderam acompanhar o lançamento da campanha sobre parto humanizado e uma palestra sobre os desafios da maternidade.
A diretora do Centro de Estudos da DPE/RO, defensora pública Késia Abrantes, abriu o evento e realizou o lançamento oficial da campanha “Parto Humanizado: Acompanhante ao seu lado”, a fim de conscientizar sobre o direito das mães em terem acompanhantes durante consultas, exames e procedimentos, no pré-parto, parto e pós-parto, direito garantido pela Lei do Acompanhante- Lei Federal n°11.108, de 07 de abril de 2005.
“Neste momento tão especial, queremos não só celebrar a maternidade, mas também reafirmar o compromisso com o respeito aos direitos das gestantes. é fundamental compreendermos a importância do parto humanizado, onde o cuidado com a mãe e o bebê vai além do aspecto clínico, abrangendo também o aspecto emocional e afetivo. Neste contexto, a presença do acompanhante durante todo processo de gestação e do parto é crucial”, destacou a defensora.
Durante o evento, a psicóloga Mariangela Aloise Onofre ministrou a palestra “As guerreiras estão exaustas: maternidade, trabalho e exaustão feminina” promovendo às mulheres e mães presentes reflexões sobre as dificuldades enfrentadas durante o processo de maternidade. “Eu entendo que a discussão sobre a maternidade é muito necessária porque todas nós, de alguma maneira, somos atravessados por esse tema, até para as mulheres que ainda não são mães, pois também são afetadas por essas relações como filha.”

Ao final do evento, a defensora Késia Abrantes entregou os enxovais arrecadados pelo público interno da defensoria, em uma campanha destinada ao Grupo Enxoval do Bebê”, do Centro Espírita Irmão Jacob.

