Maio Verde: Em sessão solene, Defensoria Pública é homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Publicado em:
Na última segunda-feira, 13, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia foi homenageada durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia em comemoração ao Dia Nacional da instituição, comemorado anualmente no dia 19 de maio.
A sessão foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz, e presidida pelo deputado estadual Ribeiro do Sinpol, e contou também com a outorga do título de cidadão honorífico de Rondônia ao Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima; de medalhas de Honra ao Mérito Legislativo para as membras e membros da Administração Superior; e de certificados de Votos de Louvor a todas e todos os 94 defensoras(es) públicos do Estado de Rondônia.
Além do Defensor Público-Geral e do Deputado Ribeiro da Sinpol, a mesa de autoridades também foi composta pela Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria Cesarineide de Souza, que também é mãe do defensor Victor Hugo; pelo desembargador Roosevelt Queiróz Costa, decano do Tribunal de Justiça; pela presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Rondônia (Adepro), Débora Machado Aragão; pelo Promotor de Justiça Dandy Jesus Leite Borges; e pelo Presidente da OAB-RO, Márcio Melo Nogueira.
Ao iniciar a solenidade, Ribeiro da Sinpol afirmou que a Defensoria Pública é uma instituição importantíssima por “contribuir para o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos fundamentais”. E ainda complementou sua fala destacando a relevância da atuação dos(as) membros(as) e estagiários(as) da DPE-RO. “Servir é um ato nobre, um gesto de amor e de doação; é colocar o outro à frente e dar-lhe toda atenção. Quem serve com dedicação traz alegria aos corações e em cada gesto de esperança revela belas emoções e fico grato de estar aqui hoje representando nosso presidente nessa homenagem”, ressaltou o parlamentar.
Em seu discurso, o Defensor Público-Geral agradeceu à Assembleia pela homenagem destinada. “Essa sessão solene hoje é voltada para a defesa de uma instituição muito importante e que cada vez mais vem ocupando o que ele está cabido com muito trabalho e se colocando sempre como uma instituição que tem algo a contribuir e trazer essas vidas de ajudar os vulneráveis. E que certamente defensores juntos com nossos colaboradores fazem essa instituição funcionar como agentes de transformação social e é isso que nos propomos ser, uma instituição próxima das pessoas e que traz sempre a defesa dos direitos fundamentais.”
Em relação ao título de cidadão honorífico de Rondônia, Victor Hugo ressaltou: “Sou acreano de nascimento, e hoje me honra integrar também essa turma de bandeirantes de Rondônia, pois fui batizado aqui em Porto Velho, e esse vínculo com o estado sempre se manteve de alguma maneira, é uma história antiga e eterna, que nunca vai acabar”, ressaltou.
Emocionada, a mãe do defensor público Victor Hugo, desembargadora Maria Cesarineide de Souza, parabenizou a Assembleia pela homenagem à Defensoria Pública e pelo título destinado ao seu filho. “Parabéns aos deputados pela homenagem merecida à Defensoria Pública, hoje existe um número enorme da população brasileira que tem voz graças a defensoria e é uma missão grandiosa dar voz a quem não tem. Aproveito também para homenagear meu filho que me traz tantas alegrias e que me proporcionou uma das maiores graças da minha vida, que é o de ser mãe. Parabéns à Defensoria Pública, parabéns à Assembleia Legislativa por essa homenagem e parabéns Victor Hugo”, ressaltou
Compartilhar