Condege: Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, integra nova diretoria fiscal do órgão colegiado de Defensores(as) Públicos-Gerais
Publicado em:
O Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima, tomou posse nesta terça-feira, 18, como integrante da nova Diretoria Fiscal do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), em solenidade que compôs a programação da 86ª reunião ordinária do órgão, que aconteceu em Fortaleza (CE), nos últimos dias 17 e 18 junho. Victor Hugo assume a Diretoria Fiscal ao lado dos defensores Clístenes Gadelha (RN) e Nilton Leonel (RS).
“É com grande honra e senso de responsabilidade que assumo hoje o cargo de integrante da Diretoria Fiscal do Condege. Agradeço a confiança depositada em mim e reitero meu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Nosso objetivo será sempre fortalecer as Defensorias Públicas, garantindo que possam cumprir sua missão de promover justiça e proteção aos direitos dos mais vulneráveis. Juntos, trabalharemos para aprimorar os mecanismos de fiscalização e assegurar que cada ação e investimento reflita nosso compromisso com a sociedade brasileira”, ressalta Victor Hugo.
A solenidade contou também com a posse da Nova Diretoria Executiva com recondução do Presidente do Condege Oleno Matos (RR) e do Vice-Presidente Gabriel Furtado (MA) para mais um ano de mandato (2024/2025). Além deles, foram empossados Celestino Chupel (DF, como secretário geral), Sâmia Farias (CE, como secretária geral adjunta) e José Rodrigues dos Santos Neto (AP, como coordenador das comissões).
Outras pautas
A cerimônia também destacou o projeto “Rede Acolhe” da Defensoria Pública do Ceará (DPCE), iniciativa pioneira em nível nacional de atenção integral às vítimas de violência, que já foi replicada nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Com o Acolhe, a DPCE atende pessoas ameaçadas de morte, vítimas de tentativas de homicídio e feminicídio, violência institucional, lesão corporal grave, desaparecimentos e familiares de vítimas de homicídio e feminicídio.
Além disso, a defensora pública geral Sâmia Farias (CE) fez um balanço dos 20 meses à frente da Coordenação da Comunicação do Condege, antes de assumir o cargo de secretária geral adjunta da instituição. Ela será sucedida pelo defensor geral Marcus Vinícius Alves (RN), apresentado formalmente ao Condege.
A reunião também incluiu a apresentação do diagnóstico da comunicação da Defensoria pela jornalista Bianca Felippsen, uma atualização do projeto “Defensoria em todo canto” pela secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, e uma pesquisa destacando a Defensoria como o melhor modelo de assistência jurídica gratuita para pessoas vulneráveis.
Segundo dia
Na manhã desta quarta-feira (19.06), defensores públicos gerais e subdefensores de 26 estados visitaram instituições do Poder Executivo e Legislativo do Ceará. Recebidos pela vice-governadora Jade Romero, a agenda foi coordenada por Sâmia Farias, defensora pública geral do Ceará e nova secretária geral adjunta do Condege. Na visita à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a comitiva foi recebida pelos deputados Fernando Santana, Marcos Sobreira (, Juliana Lucena, Lia Gomes, Danniel Oliveira e Osmar Baquit. No encontro, foram destacados a importância histórica dos parlamentares cearenses para o crescimento da Defensoria Pública e a parceria entre as instituições.
Compartilhar