Acadêmicos, autoridades e sociedade em geral lotam auditório da Defensoria Pública no 1º Curso de Execução Penal da instituição em Cacoal
Publicado em:
Por Paulo Silvestrini
Nos últimos dias 27 e 28 de junho, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia promoveu o primeiro Curso de Execução Penal da instituição no município de Cacoal, com aulas ministradas pelo Subdefensor Público do Interior e Atuação Estratégica, Diego Azevedo Simão, e pela defensora pública Talita Cecconello, que atua na área de execução penal da Comarca.
O evento aconteceu nos dois dias, pelo período da tarde, no auditório do Núcleo da Defensoria Pública de Rondônia em Cacoal, e contou com a presença do Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, de defensoras e defensores que atuam na área da Execução Penal, demais membros(as), servidores(as), estagiários(as), acadêmicos(as) de Direito, professores, entre outros(as), que lotaram o auditório do Núcleo da instituição.
O Subdefensor Público do Interior, Diego de Azevedo Simão, foi o responsável pela apresentação do primeiro dia. Diego Simão é Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça e Especialista em Direito Processual Penal e Direitos Humanos. Já, no segundo dia, a aula ficou por conta da defensora pública Talita Cecconello.
“A interiorização do curso de Execução Penal da Defensoria Pública é essencial para os acadêmicos(as) em formação da região de Cacoal, pois a execução penal é uma área fundamental do direito que impacta diretamente a vida de muitas pessoas e está diretamente vinculada à justiça social”, ressalta Diego de Azevedo Simão.
Além disso, segundo o defensor público, a iniciativa também promove a integração entre membros(as) e servidores(as) da capital e do interior, permitindo a troca de experiências e conhecimentos que enriquecem tanto os(as) profissionais quanto os(as) futuros(as) defensores(as) públicos. “Estamos comprometidos em fortalecer a formação acadêmica e profissional em todas as regiões do estado, garantindo um atendimento mais justo e eficiente à população”, ressalta Diego Simão.
Por sua vez, a defensora pública Talita Cecconello frisa que o curso atingiu o objetivo esperado. “O curso de execução penal foi de grande importância para todos e todas nós, principalmente porque é um tema em constante mudança jurisprudencial e doutrinária, além das alterações legislativas. Abordar especificamente sobre indulto e comutação não foi uma tarefa fácil, já que exige, além de domínio teórico, conhecimento sobre a aplicação dos institutos no SEEU. Por fim, acredito que a palestra atingiu seu objetivo, contribuindo para a ampliação do conhecimento dos(as) ouvintes”.
Compartilhar