Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) encerra o 3º curso de formação de Defensores e Defensoras Populares
Publicado em:
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) realizou, neste último sábado,05, a última aula do 3º curso de Formação de Defensores e Defensoras Populares. O curso, com 61 participantes, ocorreu de julho a outubro e teve como objetivo cumprir o dever institucional da Defensoria Pública na Educação em Direitos, proporcionando para os inscritos a conscientização sobre seus direitos e o diagnóstico de possíveis violações, possibilitando que intervenham em suas comunidades na busca de soluções para os conflitos locais.
Durante os três meses de curso, dez aulas foram ministradas por defensores(as) públicos(as) da instituição, abordando diferentes temas da cidadania e seus direitos como direito à moradia, à cidade, à família, à socioeducação, à justiça restaurativa, à questão de gênero, ao consumidor e à diversidade e igualdade racial e aos direitos humanos. Além disso, também foram abordados temas como direito do idoso, das pessoas com deficiência, da infância e juventude e as soluções extrajudiciais de conflitos.
A participante Maria de Jesus, costa-riquenha e ativista social da Cáritas Arquidiocesana de Porto Velho, detalhou sua experiência e aprendizado adquirido durante o curso. “Como estrangeira, participar do curso de Defensores Populares foi uma experiência extremamente enriquecedora. Ele me proporcionou a oportunidade de entender os direitos humanos a partir da perspectiva brasileira. O contexto histórico, social e cultural do Brasil influencia diretamente tanto a adaptação das leis quanto às demandas da população”.
“Além disso, foi valioso aprender a identificar diferentes situações de vulnerabilidade, nas quais os direitos mais básicos das pessoas são violados, bem como conhecer as diversas ferramentas e instituições de apoio disponíveis para essas pessoas. Agradeço à Defensoria Pública de Rondônia por essa iniciativa de capacitar defensores populares com uma grande sensibilidade para identificar e orientar aqueles em situação de violação de direitos”, finalizou.
O coordenador do curso de formação e Subdefensor Público do Interior e Atuação Estratégica, Diego de Azevedo Simão, comentou sobre a aplicação do curso e seu encerramento. “Durante três meses, a Defensoria trabalhou para fornecer conhecimentos jurídicos à população, fortalecendo a comunidade ao esclarecer seus direitos e deveres. O aprendizado adquirido aqui é uma ferramenta poderosa para lutar pelos direitos de quem mais precisa.”
Agora, a nova turma poderá atuar em suas comunidades, movimentos e lideranças, compartilhando os conhecimentos sobre os direitos e deveres destas populações, a fim de auxiliar na identificação de violações de direitos e na resolução de conflitos. Além disso, o curso foi uma oportunidade para os participantes poderem, ao conhecê-los, exigir que seus direitos sejam respeitados, contribuindo assim para reduzir desigualdades e fortalecer a democracia participativa.
A formatura da turma está marcada para o dia 9 de novembro, no próximo mês, e acontecerá no auditório da unidade I do Centro Universitário São Lucas, oficializando, assim, a formação dos participantes.
Compartilhar