21 dias de ativismo: Defensoria Pública prestigia palestra de Juíza-Ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF)
Publicado em:

Na última segunda-feira, 25, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia esteve presente na palestra da Juíza-Ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávia Martins de Carvalho, que integrou a agenda das ações da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério Público Estadual alusivas à campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Na ocasião, a instituição foi representada pela defensora pública Mayra Carvalho que pode acompanhar a palestra da juíza Flávia Martins, baseada em sua jornada pessoal, numa estratégia para dar nitidez às dissonâncias e desigualdades impostas a mulheres, mulheres negras e todos aqueles que estão à margem da sociedade, no curso da vida cotidiana e também no dia a dia das instituições.
“Depois de 11 longos anos estudando para concurso público, fui aprovada no concurso público para o Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior do mundo. E a pergunta era: ‘Como o Poder Judiciário reagiria ao corpo de uma mulher preta e pobre ocupando uma posição de poder?’. Posso afirmar que a toga não foi e não é capaz de me blindar de inúmeros episódios de violência a que sou submetida cotidianamente dentro e fora do Poder Judiciário; o corpo negro antecede todos os meus títulos e minha qualificação”, reiterou a palestrante em seu discurso.
A Defensora Pública, Mayra Carvalho, registrou a relevância de eventos como o organizado pelo MPRO, com a participação de estudantes e da sociedade em geral, de modo que a temática da desigualdade racial e de gênero seja sempre debatida e enfrentada, em busca de mais igualdade e representatividade em todos os espaços.