Congresso Nacional: Defensoras e Defensores Públicos de Rondônia participam da 16ª edição do Conadep com menção honrosa para prática exitosa
Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia foi uma das instituições participantes da 16ª Edição do Congresso Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Conadep) que aconteceu de 12 a 15 de novembro, em São Luís (MA). O evento organizado pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep-RO), com apoio da Associação dos Defensores e Defensores Públicas do Estado do Maranhão (Adpema), teve como o tema: “Defensoria Pública: modelo público-constitucional de concretização de direitos e acesso à Justiça”.
Defensoras e defensores públicos rondonienses participaram do Congresso, que contou com assembleias, reuniões das comissões temáticas da Anadep, painéis, conferências, concurso de teses e de práticas exitosas e uma confraternização ao final. O Conadep tem como missão abrir o debate sobre os principais temas relacionados à Defensoria Pública e sobre o papel das defensoras e defensores públicos na sociedade, além de promover a integração dos(as) participantes.
Selecionado através de análise curricular para integrar a banca de avaliação do concurso de práticas exitosas, que premia experiências acerca da atuação das defensoras e dos defensores públicos em todo o país, o Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, agradeceu e parabenizou a organização do evento e os(as) participantes. “Parabenizo à Anadep e demais instituições organizadoras pelo belíssimo evento realizado e agradeço pela escolha do meu nome como integrante da banca avaliadora do concurso de práticas exitosas no 16º Congresso Nacional de Defensoras e Defensores Públicos. Parabenizo também a todas e todos participantes que apresentaram os trabalhos, refletindo comprometimento, dedicação e inovação em prol da justiça e da equidade. Em especial, gostaria de render minhas felicitações aos colegas de Rondônia que foram agraciado e agraciada com menção honrosa, reconhecendo a excelência e o impacto positivo de suas iniciativas”.


Ao todo, a banca avaliadora recebeu 53 trabalhos, dos quais 25 foram selecionados para apresentação no evento, dentre eles o trabalho “Teatro de bonecos da Turma da Mel contra o racismo: o papel da Defensoria Pública no acesso à justiça racial e na promoção da cidadania étnico-racial com educação criativa antirracista”, que figurou em 4º lugar no concurso, rendendo menções honrosas para os(as) defensores(as) públicos(as) rondonienses Fábio Roberto de Oliveira Santos e Flávia Albaine Farias da Costa.
Como explica o defensor público Fábio Roberto, a prática foi apresentada com foco na atuação estratégica da promoção da igualdade racial por meio de uma metodologia nova de abordagem da cidadania étnico-racial entre crianças e adolescentes.
“Foi uma oportunidade enorme de apresentarmos o projeto e colocarmos a Defensoria Pública do Estado de Rondônia mais uma vez no circuito de práticas exitosas em um Congresso Nacional, possibilitando também uma reflexão sobre a necessidade de incorporação de estratégias pedagógicas modernas, como a introdução da prática do teatro, no cumprimento da missão da Defensoria Pública em promover a cidadania e a conscientização sobre direitos fundamentais e humanos”, ressalta.


A defensora pública Flávia Albaine também ressaltou a importância da prática para o combate no racismo “Fico muito feliz em auxiliar o colega Fábio nesse trabalho tão importante de combate ao racismo estrutural em nossa sociedade, eis que a Defensoria Pública é Instituição promovedora dos direitos humanos, sendo os defensores e defensoras agentes de transformação social. Infelizmente o racismo ainda é algo muito presente em nossa sociedade, sendo assim, precisa ser combatido em todos os setores sociais.