Defensoria Pública de Rondônia celebra 30 Anos em seu 2º Congresso Comemorativo de Aniversário
Publicado em:

Na última sexta-feira, 29 de novembro, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizou o 2º Congresso Comemorativo de Aniversário, marcando os 30 anos de sua atuação em defesa da população rondoniense. O evento foi um marco de celebração e reflexão sobre o impacto transformador da instituição na garantia de direitos e no fortalecimento do acesso à justiça no estado.
O congresso reuniu diversas autoridades do sistema de justiça e representantes de instituições parceiras, como a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público do Estado (MP-RO), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), a Defensoria Pública da União (DPU), e o Ministério Público de Contas (MPC-RO), que compuseram a mesa de honra da solenidade. A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro) também se fez presente no dispositivo.
Logo no início do evento, foi exibido um vídeo comemorativo com imagens representativas da trajetória da Defensoria Pública ao longo de seus 30 anos de existência, acompanhado de uma apresentação ao vivo do cantor rondoniense Criston Lucas. Em seguida, ocorreu um dos momentos mais emblemáticos do evento com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Institucional para os(as) defensores(as) pioneiros(as) que ainda se encontram em atividade na Defensoria Pública de Rondônia, em reconhecimento às contribuições fundamentais para o desenvolvimento da instituição ao longo dessas três décadas.
Receberam a Medalha de Honra ao Mérito no grau prata (contribuição de mais de 20 anos) os(as) seguintes membros(as): Alberto José Beira Pantoja, Liberato Araújo Ribeiro, Liliana dos Santos Torres do Amaral, Raimundo Ribeiro Cantanhede, Ricardo de Carvalho e Telma Regina de Souza.

Palestras de Destaque
A programação contou ainda com palestras que enriqueceram o debate e o aprendizado. A primeira foi conduzida pela advogada criminalista Maria Jamile José, que abordou o tema das provas digitais, um assunto cada vez mais relevante no cenário jurídico contemporâneo. Já o renomado filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé trouxe uma reflexão inspiradora e provocativa sobre questões ligadas à felicidade na sociedade contemporânea.



Falas das autoridades
Ao relembrar a trajetória da Defensoria Pública, o Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, frisou a importância da parceria entre as instituições e a atuação das defensoras e defensores pioneiros. “O crescimento da Defensoria Pública só se deu pela união entre as instituições do nosso estado e pela atuação incansável de todas as defensoras e defensores, principalmente nossos pioneiros, que iniciaram essa luta, bem como todas as pessoas que trabalham na instituição. Essa é uma história construída a várias mãos por todas as instituições e poderes do nosso estado de Rondônia a quem devemos toda a gratidão. Viva a Defensoria Pública!”.
Finalizando o ciclo de fala de autoridades, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, agradeceu a todas e todos que fazem da Defensoria Pública uma instituição indispensável na luta pela igualdade e pela justiça social. “Por fim, quero expressar minha profunda gratidão, gratidão a cada defensor a cada defensora que entrega sua vida a essa missão, a cada servidor e servidora que dá suporte ao nosso trabalho, a cada colaborador e colaboradora que compartilha do sonho de uma sociedade mais justa. Somos parte de algo maior, mas esse algo maior é construído por todos nós. Celebremos, pois, os 30 anos de nossa querida Defensoria Pública de Rondônia. que essa celebração seja também um momento de renovação do nosso compromisso com a justiça, com a humanidade e com o sonho de um mundo melhor”.

