De estagiário a defensor público: Alexandre Vinicius ingressa no quadro de membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia
Publicado em:

“Como sentinelas avançadas que foram nossos destemidos pioneiros, vou lutar para defender e garantir o direito daqueles que são invisibilizados. Vou diariamente fazer aquilo que sempre sonhei”. Com muita emoção ao proferir o seu discurso, Alexandre Vinícius Cirilo de Souza Mota foi empossado como defensor público substituto nesta terça-feira, 14, em solenidade ocorrida no prédio-sede da DPE-RO.
O novo defensor público, aprovado no 5º Concurso para membros da instituição, é rondoniense, natural de Pimenta Bueno, e tem uma trajetória profissional que se confunde com a história da própria DPE-RO: além de ex-estagiário, Alexandre ocupava atualmente o cargo de assessor de defensor público em sua cidade natal, assessorando o defensor público Flávio Junior.


“Depois de cinco reprovações pelo Brasil afora, obtive minha primeira, única e tão sonhada aprovação na Defensoria Pública do meu amado estado. Hoje, ao assinar aquele termo de posse, eu, nortista, rondoniense, pimenta-buenense, filho dessa terra, selei meu vínculo com esse estado. Vou servir meu povo, vou servir minha gente”, ressaltou em seu discurso.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, conduziu a solenidade de posse, compondo o dispositivo de autoridades juntamente ao Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson; ao Corregedor-Auxiliar, Rafael Magalhães; à chefe de gabinete, Silvia Raskovisch; à diretora do Centro de Estudos, Kesia Abrantes; ao vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos de Rondônia, Jaime Miranda; e ao assessor jurídico Leandro Mainardes.
Após a realização do juramento de posse, lido pelo defensor público Flávio Júnior, Alexandre Vinícius assinou o Termo de Posse, recebeu o bottom relativo ao cargo das mãos do vice-presidente da Adepro, Jaime Miranda, e realizou o seu discurso de posse.
Na sequência, seguiu-se o momento de falas das autoridades da mesa. O defensor público Jaime Miranda saudou Alexandre, destacando a sua conquista. “Alexandre você viu, você veio e hoje você vence. Você chegou ao fim, mas o mais bonito de tudo isso é que o fim é apenas o começo. Parabéns, Alexandre e bem-vindo à Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Conte comigo, conte com a Adepro, conte com a Defensoria”.


Por sua vez, o Corregedor-Auxiliar, Rafael Magalhães também ressaltou o comprometimento e dedicação apresentados pelo novo defensor público durante sua trajetória na DPE-RO. “Tua vasta experiência e história que você traz na Defensoria e na sua vida, vão colaborar muito para essa iniciação na carreira e já demonstram clara sua vocação para o cargo. Nosso objetivo pra você, com você e para todos os demais é dar o suporte necessário para que você possa exercer seu trabalho com excelência que já vem demonstrando ao longo de sua trajetória”.
O Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson, ressaltou o quão emocionante foi o discurso de posse do novo membro. “Estou há 11 anos na Administração e já presenciei muitas posses de perto, mas essa posse tendo tudo o que envolve: uma pessoa da terra, um ex-estagiário, um ex-assessor, um grande colega e amigo pessoal (defensor público Flávio Junior), tudo isso já traria ainda mais uma carga emocional muito grande para esse momento. Mas a sua fala, fez com que essa posse se tornasse ainda mais emocionante”,
Por fim, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, realizou o discurso de encerramento da solenidade.”É uma grande alegria iniciar o ano de 2025 celebrando uma posse. A Defensoria Pública de Rondônia continua crescendo e se fortalecendo a cada ano, com o objetivo de oferecer ainda mais à população. Trabalhamos incansavelmente para ampliar nosso alcance e buscar soluções que permitam atender um número maior de pessoas, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades para acessar nossos atendimentos presenciais”, destacou o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima.

