Ferramenta da DPE/RO, TCE/RO e IFRO é Destaque em Fórum do Estado de Goiás sobre Educação
Publicado em:

Nesta terça-feira, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), representada pela defensora pública Késia Abrantes Neiva, participou do I Fórum GAEPE-GO: Compromisso com a Educação Municipal, promovido pelo Instituto Articule, pelo TCE/GO e TCM/GO. Durante sua palestra, Késia apresentou a Política pública da Central de Vagas em Creche, desenvolvida pela DPE/RO em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO).
A principal proposta é promover a equidade na oferta de vagas em creche no Estado de Rondônia, e além de várias outras ações, fornecer uma ferramenta eletrônica aos municípios, que seja eficiente para a organização das vagas em creches, dando total transparência e priorizando a matrícula de crianças em situação de vulnerabilidade.
Késia destacou os resultados alcançados pelo projeto e seu impacto na educação de Rondônia: “Utilizamos um sistema digital próprio, desenvolvido pelo IFRO, idealizado pela equipe do TCE/RO e mantido pela DPE/RO. A ferramenta está disponível gratuitamente para os municípios que desejam adotá-la e já está em funcionamento em 16 municípios, com apenas seis meses de operação. Estamos muito satisfeitos com os avanços que alcançamos e confiantes nos resultados que ainda virão”, afirmou.


Visita Institucional à DPE/GO
Na segunda-feira, 24, a defensora Késia Abrantes Neiva fez uma visita institucional à Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), sendo recebida pelo defensor público-geral Tiago Gregório Fernandes. Durante o encontro, a defensora teve a oportunidade de conhecer as iniciativas da DPE-GO e se reunir com defensores e servidores da instituição, como a subdefensora para Assuntos Administrativos, Mayara Batista Braga, e os titulares das 3ª e 4ª Defensorias Públicas Especializadas da Infância e Juventude, João Pedro Carvalho Garcia e Daniel Kenji Sano.
Ainda durante a visita, Késia compartilhou com a DPE-GO os projetos desenvolvidos pela DPE/RO na área da educação, como a Busca Ativa Escolar e a Central de Vagas, que visam garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes nas escolas. Em contrapartida, a equipe goiana apresentou suas próprias iniciativas voltadas para a educação e os direitos da infância, promovendo uma troca de experiências sobre as boas práticas.
Ao final da visita, Késia expressou sua gratidão pela acolhida e pela troca de ideias: “Sempre acreditei que sonhar juntos nos aproxima da realidade. Esta visita foi uma excelente oportunidade para aprender e compartilhar experiências sobre o trabalho da Defensoria e a educação. Agradeço imensamente pela recepção calorosa da DPE/GO”, concluiu.

