Teatro de Bonecos da Turma da Mel: Defensoria Pública de Rondônia Promove Conscientização Contra o Racismo na Infância
Publicado em:

No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado em 19 de março, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) promoveu uma atividade lúdica com crianças da escola Meu Pequeno Jones. A iniciativa, intitulada Teatro de Bonecos da Turma da Mel contra o Racismo, foi idealizada pelo defensor Fábio Roberto Santos, coordenador do Núcleo Especializado na Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Cultural (Nuerc).
O projeto utiliza histórias e teatro de bonecos para conscientizar sobre a importância da igualdade racial desde a primeira infância, prevenindo a reprodução de preconceitos no ambiente escolar e social. Durante a ação, o defensor destacou a necessidade de eliminar termos pejorativos, além de valorizar a cor negra, o cabelo crespo e as expressões culturais da população negra, frequentemente alvos de discriminação.
Voltado para crianças da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública, o projeto já foi apresentado em mais de 15 escolas, alcançando mais de 3.000 alunos. Em 2024, recebeu o Selo Esperança Garcia, concedido a instituições que promovem a equidade racial, obteve menção honrosa no Congresso Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas e participou do Prêmio Innovare, que reconhece boas práticas no sistema de Justiça.


O Defensor Público Fábio Roberto destacou o papel da Defensoria no combate ao racismo e discriminação racial. “O papel da Defensoria Pública, na promoção da igualdade étnica e racial e no combate a todas as formas de discriminação e racismo, é fundamental para a construção de uma sociedade rondonense mais igualitária, focada na solidariedade e no respeito.”
Ainda nesta semana, diversas ações serão realizadas para marcar a Semana de Conscientização Social, com o objetivo de promover o diálogo e a educação antirracista. No dia 25, a Defensoria Pública realizará uma mediação étnico-racial, abordando questões relacionadas à igualdade e aos direitos das populações negras. Já no dia 26, será feita uma nova apresentação na Escola Pequeno Jones, voltada para as crianças do turno da tarde, a fim de discutir sobre temas relacionados ao respeito e à diversidade racial.