Institucional: Defensoria prestigia abertura do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e lançamento do aplicativo SOS Mulher
Publicado em:

Nesta segunda-feira, 9, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou da solenidade de abertura do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e do lançamento do aplicativo SOS Mulher Rondônia, em evento ocorrido no auditório Jerônimo Santana do Edifício Rio Pacaás Novos, sede do Governo do Estado de Rondônia.
O Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, por meio da atuação da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas-RO), e procura capacitar os profissionais do Sistema de Segurança, entre membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros Militar para atuarem no atendimento de vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.
Já o aplicativo SOS Mulher possibilita que mulheres com medidas protetivas possam pedir socorro quando estiverem em situação de risco. Por ele, as vítimas solicitam ajuda apertando apenas um botão no celular e a viatura da Polícia Militar mais próxima é enviada rapidamente para o local onde foi emitido o sinal.




A Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Silvia Raskovisch, representou o Defensor Público-Geral, Victor Hugo, durante o evento, integrando o dispositivo de autoridades. “A Defensoria Pública, enquanto instituição essencial à justiça, reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a defesa intransigente das mulheres vítimas de violência, atuando como agente transformador na construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária. Que este curso e o novo aplicativo sirvam como instrumentos efetivos para ampliar o acesso à informação, ao acolhimento e à justiça, especialmente para aquelas que mais precisam”, ressaltou a defensora pública em sua fala.
O Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência ocorre durante toda a semana. Já o aplicativo ficará disponível para a utilização da população em breve.