Defensoria Pública de Rondônia apresenta plano de sustentabilidade institucional
Publicado em:

Com o objetivo de implementar práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) apresentou seu plano de sustentabilidade, na última sexta-feira, 4. A iniciativa marca um avanço na institucionalização de ações alinhadas aos princípios da responsabilidade socioambiental, integrando aspectos ambientais, sociais e econômicos à gestão pública.
O Plano Sustentável da DPE-RO tem como objetivos promover o uso eficiente dos recursos, reduzindo desperdícios, minimizar os impactos ambientais das atividades institucionais e estimular o consumo consciente entre servidores e assistidos. A proposta também busca contribuir para o bem-estar coletivo e estabelecer metas sustentáveis com indicadores que permitam o acompanhamento e a avaliação periódica dos resultados.
Para coordenar as ações, monitorar metas e garantir a efetivação das práticas sustentáveis, a Comissão de Sustentabilidade – presidida pela Defensora Pública Rithyelle Medeiros Bissi do Nascimento e composta pelos servidores, Eduardo Galindo de Souza, Brenda Agnes Gadelha Hali e Fabíola de Jesus Pereira – será a responsável pela condução do plano no âmbito da instituição. Inicialmente, as ações serão aplicadas na sede administrativa, com previsão de expansão para as 22 unidades do interior.

Na sexta-feira, 4, o programa foi apresentado pela comissão ao Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, que reconheceu a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura institucional de responsabilidade ambiental.
“Construir uma Defensoria mais sustentável é um compromisso com o presente e com as futuras gerações. O plano representa um passo importante na consolidação de uma gestão pública mais consciente, eficiente e comprometida com a transformação social.”, afirmou Victor Hugo.
A Defensora Rithyelle destacou que o plano de sustentabilidade trará eficiência, economia de recursos públicos e redução de impactos ambientais. A iniciativa também promove a gestão correta de resíduos, direitos socioambientais e o engajamento dos servidores. “O plano de sustentabilidade é uma responsabilidade institucional e com ele, a Defensoria Pública busca adotar práticas sustentáveis de modo a fortalecer o seu compromisso com os direitos fundamentais, sobretudo o direito ao meio ambiente.”
A Defensoria Pública de Rondônia reafirma seu compromisso com a promoção de uma gestão pública responsável, inovadora e alinhada às boas práticas ambientais.