35 pessoas recebem o título Defensoras e Defensores Populares em cerimônia de formatura realizada no último sábado, 8
Publicado em:

No último sábado, 08, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizou a solenidade de formatura das alunas e alunos do 2º Curso de Formação de Defensoras e Defensores Populares da instituição. Ao todo, 35 estudantes receberam o termo de posse das mãos do Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão; do Corregedor-Geral, Marcus Edson de Lima; da Ouvidora-Geral externa, Valdirene de Oliveira; e do defensor José Alberto Oliveira de Paula Machado; que compuseram a mesa de autoridades, que abriu o evento.
O Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, idealizador do curso de Defensoras e Defensores Populares, realizou a fala de abertura do evento, ressaltando a importância da formação para a promoção da cidadania e educação em direitos. “Estamos muito gratos de mais uma vez realizar a cerimônia de formatura da turma de Defensoras e Defensores Populares, que vão atuar diretamente em suas comunidades, bairros e associações, agora portando o título, e capacitados por meio das aulas que tiveram durante o curso. Quero agradecer também a nossa Ouvidora-Geral, Valdirene de Oliveira, pela atuação incessante do setor na organização e desenvolvimento do curso de Formação de Defensoras e Defensores Populares. Às formandas e formandos, meus mais sinceros parabéns”, ressaltou Diego de Azevedo Simão.
A Ouvidora-Geral externa, Valdirene de Oliveira, que está finalizando seu segundo mandato na instituição agradeceu ao Subdefensor Público-Geral, Diego de Azevedo Simão, pelas palavras e também realizou o seu pronunciamento. “Quero aqui saudar a todas e a todos e ressaltar que nesta sala encontram-se reunidos representantes de diversas associações e movimentos sociais, o que demonstra o quanto a Defensoria Pública tem se aproximado da sociedade civil. Parabenizo a cada uma e a cada um de vocês pela conquista no dia de hoje”.



O Corregedor-Geral, Marcus Edson de Lima, falou na sequência, ressaltando também a importância do curso de Defensoras e Defensores Populares. “O curso de formação de defensoras e defensores populares desempenha um papel fundamental na promoção da justiça social e na garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Esses cursos capacitam indivíduos a se tornarem defensores populares, ou seja, agentes comunitários que auxiliam e orientam pessoas que enfrentam dificuldades no acesso à justiça ou que são alvo de violações de direitos”, ressaltou.



Por fim, o defensor público José Alberto Oliveira de Paula Machado, que atuou como professor de um dos módulos do curso, também realizou seu pronunciamento. “Quero parabenizar a todas e todos pela formatura no Curso de Defensoras e Defensores Populares e dizer que fico extremamente honrado de ter participado como professor do curso. Ao se capacitarem como defensoras e defensores populares, vocês ganharão mais recursos para identificar problemas comuns e mobilizar ações coletivas para buscar soluções, o que promoverá uma maior consciência cívica e fortalecimento dos laços comunitários.



Na sequência, o formando Aldemir dos Santos Paulo, que é servidor da Defensoria Pública, realizou o discurso de formatura em nome de todas e todos. “Parabéns, meus colegas que estão se formando hoje. É um momento de alegria e estou muito feliz, porque vai muita gente bater na minha porta, pedindo ajuda, e eu sou da defensoria, mas não sou defensor público. Mas mesmo assim, eu tento ajudar, encaminhando as assistidas e assistidos para os respectivos setores. E agora com o curso de Defensoras e Defensores populares estaremos capacitados para atuar ainda mais”, ressaltou o formando. Após a fala de Aldemir dos Santos Paulo, teve início a entrega dos termos de posse às formandas e formandos.