Defensoria Pública do Estado de Rondônia participa de evento em alusão à campanha Agosto Lilás: 17 anos de Proteção à Mulher
Publicado em:

No último sábado, 5, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia esteve presente, representada pela coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Débora Machado Aragão, na ação de abertura da campanha Agosto Lilás – Lei Maria da Penha: 17 anos de Proteção à Mulher, promovida pela Rede Lilás de enfrentamento a violência doméstica contra a mulher em parceria com diversos parceiros, entres eles a DPE-RO.
O evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), que fica localizada na Zona Leste de Porto Velho e contou com uma programação de rodas de conversas, exposições artísticas, apresentações musicais e com a Feira da Mulher Empreendedora, entre outras ações, tendo sido iniciado às 14h e finalizado por volta das 21h.
A defensora pública Débora Machado Aragão participou do evento, ministrando a palestra: Lei Maria da Penha – Assistência qualificada para as Vítimas da Defensoria Pública. Débora Machado ressaltou a importância da realização de um evento como esse. “O Agosto Lilás é um mês em que reforçamos a necessidade de combate à violência contra a mulher, sendo imprescindível a atuação em rede para protegermos as vítimas de violência”, ressaltou.


A Coordenadora do Nudem também frisou o principal assunto debatido durante a palestra ministrada. “No evento, ressaltamos a importância da assistência qualificada das vítimas de violência, através da Defensoria Pública, para que sejam devidamente acompanhadas em todos os processos cíveis e criminais, em observância ao disposto nos artigos 27 e 28 da Lei Maria da Penha. Sem dúvidas, foi um evento em que fortalecemos ainda mais a nossa atuação enquanto rede de proteção a mulheres vítimas de todos os tipos de violência”, concluiu.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás, de grande relevância social, teve origem no Brasil em 2016, inspirada na Lei Maria da Penha, que completou 10 anos de existência naquele ano. O objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher em todas as suas formas, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais ou patrimoniais.
Ao longo deste mês, diversas ações são promovidas para informar a população sobre a importância da igualdade de gênero, bem como para denunciar e prevenir todo tipo de agressão contra as mulheres. Por meio de palestras, eventos e divulgação nas mídias, busca-se empoderar as vítimas e disseminar conhecimento sobre os seus direitos, enfatizando que a violência não deve ser tolerada em nenhuma circunstância.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fotos: Wesley Pontes