Em sessão solene, Corregedor-Geral Subdefensor Público-Geral, Corregedor-Auxiliar, e Ouvidora-Geral tomam posse na Defensoria Pública do Estado de Rondônia
Publicado em:

Nesta quarta-feira, 09, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizou a sessão solene de posse do Corregedor-Geral da instituição, Hans Lucas Immich; do Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima; do Corregedor-Auxiliar, Rafael de Castro Magalhães; e da Ouvidora-Geral Externa para o biênio 2023-2025, Amanda Michalski da Silva.
A solenidade foi presidida pelo Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, e aconteceu na Sala de Reuniões do prédio-sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Presentes na solenidade também estavam a Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro), Débora Machado Aragão; o Chefe de Gabinete, Diego César do Santos; a Secretária-Geral de Administração e Planejamento, Beatriz de Andrade Chaves; o Assessor Jurídico Felipe de Melo Catarino, neste ato como Secretário do Conselho Superior; o Diretor de Gestão Estratégica, Diego de Azevedo Simão; a Diretora do Centro de Estudos, Silvia Raskocisch; e o Coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos e da Coletividade, Eduardo Guimarães Borges. Também participaram da solenidade familiares da empossada Amanda Michalski e a ex-Ouvidora da Defensoria Pública (2019-2023), Valdirene de Oliveira.
A solenidade foi aberta com a fala do Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima. Logo após, a Presidenta da Adepro, Débora Machado Aragão também falou aos presentes, parabenizando a empossada e os empossados.



Posse Corregedor-Geral, Subdefensor Público-Geral e Corregedor-Auxiliar
Na sequência, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, e o defensor público Hans Lucas Immich colocaram-se de pé para o momento da posse de Hans Lucas como Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. “Agradeço às colegas e aos colegas, conselheiras e conselheiros, que confiaram em nosso nome, ao Defensor Público-Geral pela nomeação. Nós, enquanto Corregedoria, continuaremos a trabalhar da mesma forma: de forma dialógica, transparente, de forma dinâmica, de forma a acolher os colegas e atender suas demandas. Ou seja, de forma participativa em torno da Gestão e da atividade-fim, visando a melhoria do serviço público desempenhado pela Defensoria Pública.
Após a posse do Corregedor-Geral, procedeu-se da mesma maneira a posse do Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima. “Agradeço ao amigo Victor Hugo pelo convite e me comprometo a, todos os dias, trabalhar para que sua gestão seja a melhor de todas, tanto aqui como no país”, ressaltou.
Posteriormente, o defensor público Rafael de Castro Magalhães foi empossado no cargo de Corregedor-Auxiliar. “Quero agradecer a confiança do Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, e do Corregedor-Geral, Hans Lucas Immich, a de todos que participaram desse processo direta e indiretamente da escolha do meu nome. Digo que sei da responsabilidade que me espera, e do quão importante e significante é atividade da Corregedoria para dar estabilidade, proteção, orientação norte para os membros e através disso auxiliar a prestação de uma assistência jurídica para a população hipossuficiente do Estado de Rondônia”, concluiu.



Posse da Ouvidora-Geral
Para finalizar o ciclo de posses, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima deu posse à Amanda Michalski da Silva como Ouvidora-Geral externa para o biênio 2023-2025. “Agradeço mais uma vez pela escolha do Conselho e agradeço principalmente à escolha dos movimentos e das organizações sociais por depositarem a mim este cargo que tão brilhantemente foi desempenhado pela ex-Ouvidora Valdirene de Oliveira. Como todos destacaram, além de ser a primeira Ouvidora da Defensoria Pública, ela, de fato, deu a visibilidade necessária, justamente, ao construir essa ponte com os movimentos e organizações da sociedade civil e em geral, promovendo o reconhecimento da Defensoria Pública como um meio de acesso à justiça e aos direitos humanos fundamentais. Gostaria de agradecer e prometer, em primeira mão, que tentarei o máximo possível de cumprir com o necessário que as atividades sejam executadas da melhor maneira. Prometo também ao Conselho e às membras da Defensoria Pública e à sociedade, desempenhar da melhor maneira possível, com zelo, responsabilidade e retidão, fazendo com que cada cidadão de Rondônia reconheça que é um cidadão que tem acesso a seus Direitos e que sabia quais são os caminhos que precisa trilhar para que de fato tenha acesso à justiça.
Discurso Final
Ao final da cerimônia, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima parabenizou nominalmente a cada empossado e realizou o discurso de encerramento. “Eu gostaria de dizer que essa cerimônia foi feita com muito carinho e da melhor forma possível, e que esse momento, apesar de singelo, um meio de demonstração de respeito e carinho que Defensoria-Geral tem por todos. O privilégio na verdade é meu de ter pessoas como vocês neste momento de início da minha gestão como Defensor Público-Geral”, concluiu.


