Defensoria Pública participa da primeira edição da Expo Favela Innovation Rondônia
Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia foi uma das instituições presentes na primeira edição do evento Expo Favela Innovation Rondônia realizado nos últimos dias 03 e 04 de novembro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho.
Representando a instituição, estava o coordenador do Núcleo Especializado na Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Cultural (Nuerc), defensor público Fábio Roberto de Oliveira Santos, que participou do painel sobre “Território, Inclusão, Direitos e Igualdade”, ao lado da indígena Pí Suruí e da pesquisadora Vera Almeida, com mediação realizada pelo jornalista Jefferson Carvalho.
“A minha fala foi no sentido de que o território tem que ser olhado a partir da perspectiva de territorialidade, pois, além de englobar os aspectos geográficos, inclui também os aspectos de pertencimento e de identidade”, explica o defensor público. “Dentro da perspectiva da Expo Favela foi abordado a inclusão étnico-racial a partir da ideia de igualdade material, igualdade formal e igualdade de reconhecimento ou de status. Cabe á sociedade e ao Estado Brasileiro promoverem ações afirmativas que possam abarcar oportunidades e fomentar a identidade étnico-racial enquanto elemento definidor de traços culturais e étnicos dos grupos socialmente vulneráveis, em especial a população negra e os indígenas”, ressalta.
Por fim, Fábio Roberto faz um balanço positivo da participação da Defensoria Pública no Expo Favela Innovation Rondônia. “O evento, nessa perspectiva, representa tudo aquilo que vai ao encontro da essência da Defensoria Pública, que é a guardiã de grupos vulnerabilizados histórica e socialmente falando. Foi uma experiência muito marcante, ainda mais por dividir reflexões sobre território, inclusão, direitos e igualdade com uma liderança indígena, Pí Suruí, e com uma pesquisadora da sustentabilidade, Vera Almeida”, conclui.
O que foi a Expo Favela Innovation Rondônia
Pela primeira vez na história, Rondônia recebeu a Expo Favela, uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups originários de favelas brasileiras. O objetivo do evento foi dar visibilidade para estas iniciativas e, promovendo um palco encontro com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nasceram nos eventos.
