Com índice de Transparência Pública de 96,45%, Defensoria de Rondônia recebe Selo Diamante e se torna a Defensoria Estadual mais transparente do país
Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia atingiu um novo patamar em qualidade de transparência pública neste ano de 2023.
A instituição, já agraciada em 2022 com o Selo Prata de Transparência Pública pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, deu um salto em evolução, e agora recebe o Selo Diamante em Qualidade de Transparência Pública, com um índice de 96,45%.
Todo o estudo realizado pela Atricon e a avaliação dos critérios que renderam o selo Diamante à Defensoria Pública do Estado de Rondônia estão disponíveis para consulta de a toda população, por meio do Portal Radar da Transparência Pública, que pode ser acessado por meio do linK: https://shre.ink/TrNT.
Das 16 dimensões analisadas para a concessão do selo de Transparência Pública, a Defensoria Pública foi avaliada como 100% transparente em 13 categorias, como Acessibilidade, Contratos, Obras, Ouvidoria, Receita, Recursos Humanos, Planejamento e Prestação de Contas, entre outras.
Defensoria Pública mais transparente
Além disso, no comparativo com as demais Defensorias Públicas do país, a Defensoria Pública de Rondônia, com índice de 96,45%, figura como a mais transparente no cenário nacional dentre 27 instituições, que na média geral possuem índice de transparência de 70,13%.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima ressaltou a importância do reconhecimento da qualidade de transparência da instituição pelos Tribunais de Contas de todo o país.
“O recebimento deste selo é uma verdadeira vitória para a Defensoria Pública de Rondônia, pois vem coroar todos os esforços de nossas equipes, principalmente das Diretorias de Controle Interno, de Planejamento, Orçamento e Gestão, e de Tecnologia da Informação, que não mediram esforços para adequar toda a realidade da instituição às regras de controle e garantia de qualidade de Transparência Pública preconizadas pelo Associação dos Membros dos Tribunais de Contas em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia”.
“Agradeço também à Atricon e principalmente ao TCE-RO que sempre se mostrou um grande parceiro da Defensoria Pública e acompanha a nossa evolução como instituição, inclusive no índice de transparência pública”, finaliza o Defensor Público-Geral.