Defensoria Pública de Rondônia participa da 80ª Reunião Ordinária do Condege em Belém do Pará
Publicado em:

Aconteceu nesta terça-feira, 28, a 80ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege) no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), com a presença da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio da participação do Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima.
A reunião, conduzida pelo Presidente do Condege, Oleno de Matos, discutiu diversas pautas relevantes para a atuação defensorial, como informes legislativos, acordos de cooperação técnica, notas técnicas, além do debate em torno da implementação da Inteligência Artificial nas Defensorias Públicas. “As novas tecnologias, como a inteligência artificial, estão em evidência hoje em dia, e essas ferramentas vieram para ficar. Precisamos aprender a utilizá-las para otimizar a atuação defensorial, e dessa maneira, ofertar um serviço mais célere e efetivo às nossas assistidas e assistidos”, ressaltou o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima.
A 80ª Reunião do Condege contou com a organização da Defensoria Pública do Estado do Pará, como uma das atividades integrantes da programação do evento “Diálogos Defensoriais na Amazônia” que abrangeu as reuniões do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais da Defensoria Pública (CNCG) e do Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distritais nos Tribunais Superiores (Gaets), e o encontro das assessorias de comunicação das Defensorias Públicas estaduais do Brasil.


O Defensor Público-Geral do Pará, João Paulo Carneiro Lêdo, anfitrião da programação, ressaltou o destaque que a região tem tido para os debates acerca alinhamento institucional das Defensorias Públicas estaduais e distrital no que diz respeito à atuação defensorial em favor da região Amazônica. “Em dois dias de ‘Diálogos Defensorias’ foram realizados debates fundamentais, como termo de cooperação técnica da instituição junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça, e reforço no investimento das Defensorias Públicas, debates fundamentais para o acesso à justiça e para que melhore o serviço da DPE em todo o Brasil”, destacou.
Além disso, João Paulo Carneiro também destacou que, em 2025, Belém sediará o maior evento climático do mundo, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-30). Segundo o defensor público, o evento “Diálogos Defensoriais” também marca o início da construção do I Congresso Nacional da Defensoria Pública para o Meio Ambiente, que ocorrerá em 2024, na capital paraense.