Com participação da DPE-RO, Assembleia Legislativa entrega Votos de Louvor a autoridades e representantes de instituições em celebração ao Dia da Consciência Negra
Publicado em:

Na tarde desta quarta-feira, 29, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou da sessão solene de entrega de votos de louvor às autoridades e representantes de instituições e entidades que contribuem para a promoção da igualdade racial e para o combate à discriminação, preconceito e racismo no estado de Rondônia.
A sessão, proposta pela deputada estadual Ieda Chaves, foi formulada em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro. Os votos de louvor foram entregues a mais de 40 autoridades, entre eles, o Subdefensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima; o Corregedor-Geral, Hans Lucas Immich; e a servidora da DPE-RO, Silvânia Pinto de Souza.
Os defensores públicos, Marcus Edson e Hans Lucas Immich receberam o prêmio por suas ações enquanto ocupantes de cargos da Administração Superior da Defensoria Pública, que se reverteram em políticas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo no âmbito da instituição. A trajetória de Marcus Edson de Lima enquanto Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais e do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores Gerais também foi destacada.
Durante a sua fala na mesa de honra, o Defensor Público-Geral Victor Hugo ressaltou as ações realizadas pelos seus pares que se reverteram na implementação de diversas políticas de inclusão e combate ao racismo, como as cotas nos processos seletivos e concursos da instituição, promoção da paridade racial em eventos e curso promovidos pela Defensoria e externos, além da criação do Núcleo de Promoção Étnico-Racial e Cultural (Nuerc), entre outras.
Ao parabenizar os homenageados, Victor Hugo ressaltou a importância do combate ao racismo. “Neste momento de celebração, quero deixar uma reflexão: Estamos avançando, mas sabendo que a luta contra o racismo não é uma jornada fácil. Mas, estamos empenhados em trilhar esse caminho junto com todos os entes, sociedade. Prontos para construir mais pontes e quebrar barreiras”, declarou.
Também presente na mesa de honra, estava o Coordenador do Nuerc, Fábio de Oliveira Santos, que ressaltou o seu compromisso com o combate ao racismo. ““Estou disposto e pronto para ‘arregaçar as mangas’ na luta da igualdade racial, erradicação do preconceito e discriminação do racismo em Rondônia. Devemos seguir com o comprometimento contínuo de práticas antirracistas, pois estamos num caminho certo e devemos perseverar neste caminho de uma sociedade mais justa e igualitária”, expressou.
Além dos defensores públicos, Silvânia Pinto de Souza, que atua como assessora de defensor, recebeu a premiação por sua trajetória como servidora e cantora, além de sua contribuição para o Movimento Negro Unificado. Ao receber o voto de louvor, Silvânia foi parabenizada por colegas de profissão, e pelas defensoras e defensores públicos presentes, entre eles, as defensoras públicas Silmara Borghelot e Silvia Raskovisch, e o defensor público aposentado Constantino Gorayeb. A Ouvidora-Geral externa da instituição, Amanda Michalski, também esteve presente na sessão solene.


