Defensoria Pública de Rondônia participa de abertura do 1º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de Rondônia
Publicado em:

Na última segunda e terça-feira, 11 e 12 de dezembro, a Defensoria Pública participou do I Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia, organizado pelo Governo do Estado em Porto Velho, por meio da atuação da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, se fez presente na abertura do evento que ocorreu no auditório do Hotel Golden Plaza, e no segundo dia de atividades no auditório do Hotel Rondon Palace, ocasião em que integrou a mesa de honra do evento.
O evento contou com a participação de catadores de recicláveis, estudantes, empreendedores e sociedade em geral. Os temas de debate foram: “Problemática da Coleta Seletiva e Inclusão Social das Catadoras e Catadores de Materiais de Reciclagem”, “Credenciamento das Organizações da Sociedade junto ao Sispar”; “A organização dos catadores: luta pelo reconhecimento e valorização da categoria”, e “Organização das Cooperativas Brasileiras no estado de Rondônia (OCB)”.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, saudou os catadores os parabenizando pelo trabalho relevante que prestam à sociedade e também destacou a importância do encontro. “A Defensoria Pública de Rondônia parabeniza o Governo do Estado e à SEAS pela realização deste evento que busca promover a inclusão das pautas das pessoas que atuam como catadores de materiais recicláveis, colaborando com os anseios dessa comunidade pela organização desse setor produtivo. Este é um evento de caráter socioambiental com impacto direto na vida de toda a população rondoniense, pois nós produzimos resíduos recicláveis, que nas mãos das catadores tornam-se matéria prima, gerando emprego, renda e sustentabilidade”, ressalta o Defensor Público-Geral, Victor Hugo.
A abertura do evento em Porto Velho também foi marcada pela palestra magna “O Catador de Sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, catador que passou a ser o maior empresário de reciclagem automotiva da América Latina.

