Núcleo de Promoção da Igualdade Racial da DPE discute plano de ação contra intolerância religiosa com líderes religiosos de Rondônia
Publicado em:

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio do Núcleo Especializado de Promoção da Igualdade Racial e Cultural (Nuerc), tem realizado uma série de ações visando a construção de um plano de combate à intolerância religiosa no estado de Rondônia.
As ações acontecem após denúncias de casos de intolerância contra crianças e adolescentes que professam religiões de matrizes africanas em escolas da rede pública de ensino.
O coordenador do Nuerc, defensor público Fábio Roberto de Oliveira Silva, ressalta que foram realizadas visitas a líderes de diferentes religiões para discutir o tema da intolerância religiosa de maneira integrada. Segundo ele, o objetivo é realizar uma ação de escuta dos líderes religiosos para a formulação de um plano de ação para combater a intolerância religiosa.
“Realizamos nesta quarta-feira, 7, um visita institucional ao terreno da Ialorixá Mãe Marinildes, para ouvir as demandas da promoção da igualdade racial e cultural em nosso estado, em especial as questões relacionadas à intolerância religiosa. O presidente da Fecauber (Federação dos Cultos Afros Religiosos Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia), Marcelio Tenório, também participou do encontro”, ressalta Fábio Roberto.
O defensor público ressalta também que no dia 31 de janeiro, a equipe do Nuerc reuniu-se com o pastor e diretor do Colégio Adventista de Mirante da Serra, Enock Uchoa. Além disso, o Núcleo também já agendou visitas com lideranças do Islã e do Judaísmo. “O objetivo é continuar ouvindo outras lideranças religiosas ainda nesse primeiro bimestre”, comenta Fábio.

