A convite da Arquidiocese de Porto Velho, Defensoria Pública participa do lançamento oficial da Campanha da Fraternidade de 2024
Publicado em:

Nesta quarta-feira, 14, a convite da Arquidiocese de Porto Velho, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou do evento de lançamento oficial da Campanha da Fraternidade de 2024, que ocorreu simultaneamente com as demais Igrejas Católicas de todo o país.
Na ocasião, o coordenador do Núcleo Especializado na Promoção da Igualdade Étnico-racial e Cultural (Nuerc), Fábio Roberto de Oliveira Silva participou do evento de lançamento, ocupando a mesa de honra, juntamente ao arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, ao médico do hospital do amor, Francisco das Chagas Jean Bessa Negreiros, à diretora da Cáritas Arquidiocesana, Veridiana Bastos, e ao artista plástico Joesér Alvares da Silva.
Após 60 anos de história, a Campanha da Fraternidade de 2024 trará como tema “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O objetivo, segundo Dom Roque Paloschi é “contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social”.
Em sua fala, o defensor público Fábio Roberto ressaltou a importância do tema da Campanha da Fraternidade no que tange à busca por uma sociedade fraterna e com amizade social (e racial) e como os religiosos podem exercer o papel pedagógico de educadores na promoção de uma sociedade sem racismo, sem discriminação e sem preconceito.
Além disso, Fábio Roberto também destacou as ações que o Nuerc vem fazendo junto a autoridades religiosas de diversas denominações. “Durante o lançamento da Campanha da Fraternidade, apresentei a sugestão de criarmos o protocolo interinstitucional de combate ao racismo e a todas as formas de intolerância. Além disso, reforcei também a necessidade de pensarmos em conjunto a criação de um núcleo especializado de prevenção e combate a todas as formas de racismo, intolerância e discriminação junto as autoridades policiais”, explica.

Também participaram do evento: presbíteros, religiosos e religiosas, lideranças e a imprensa local.