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Defensoria Pública de Rondônia é a primeira Defensoria do país a implantar o Núcleo de Atendimento Virtual (NAV) às assistidas e aos assistidos

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A Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizou nesta quinta-feira, 07, o lançamento oficial do Núcleo de Atendimento Virtual da instituição (NAV), uma inovação na prestação de serviços, com foco no uso das ferramentas de conferência virtual para realização de atendimentos remotos. Durante o evento, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, realizou o ato de posse da defensora pública Ada Alves dos Reis Mendes como coordenadora do NAV.

O novo Núcleo, que já está em funcionamento, atuará como uma instância especializada às pessoas que não podem se deslocar até um Núcleo sede da instituição.

O evento de lançamento do NAV aconteceu no auditório-sede da Defensoria Pública em Porto Velho e contou com a presença do Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, do Corregedor-Geral, Hans Lucas Immich, do Subdefensor Público do Interior e Atuação Estratégica, Diego Azevedo Simão, e da Coordenadora do NAV, defensora pública Ada Alves dos Reis Mendes.

Também participaram do evento as autoridades convidadas: Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho; a promotora de Justiça, Valéria Giumeli Canestrini, representando o Procurador de Justiça, Ivanildo de Oliveira; o Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas, Adilson Batista de Medeiros; o Procurador do Estado, Pedro Lucas Leite, representando o Procurador-Geral do Estado, Thiago Denger; e o Vereador do município de Jaru, Carlos Afonso Martins.

O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, realizou a abertura do evento. “Nós objetivamos, por meio da criação do NAV, contribuir um pouco com a realidade de um estado com muitas diferenças, e em que algumas pessoas têm que se deslocar de um local ao outro para receber o atendimento jurídico. Dessa forma, com inspiração nos projeto dos Fóruns Digitais do Tribunal de Justiça do Estado, pensamos na criação do Núcleo de Atendimento Virtual”, explica.

 “A gente espera com isso contribuir não só com a política judiciária, mas preparar nossa instituição internamente para que consigamos atender de forma eficiente e célere as pessoas, estabelecendo fluxos específicos. Não se trata de um Núcleo que realizará atendimentos simplesmente por chat e mensagens, mas sim por videoconferência, na qual a gente possa realmente estabelecer o olho a olho com as pessoas, e apresentar um atendimento humanizado, que seja realmente um canalizador ao acesso à justiça, de boas práticas e da boa aplicação dos recursos públicos”, ressaltou o Defensor Público-Geral.

O Subdefensor Público do Interior e Atuação Estratégica, Diego de Azevedo Simão, também fez uso da palavra, ressaltando a ampliação do atendimento da DPE-RO em todo o estado. “Com a criação do NAV, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia amplia seu serviço público de assistência jurídica integral e gratuita, expandindo sua atuação institucional com disponibilização de atendimento para todos os municípios de Rondônia, assegurando de forma contínua a cobertura do serviço público para 100% das localidades do estado. Evita-se assim a oneração da população vulnerável com deslocamentos e ocupação de tempo. Hoje é um dia histórico, pois somos a primeira Defensoria Pública do Brasil a possuir atendimento em todas as cidades de seus estado. Viva a Defensoria”, exclamou.

Por fim, a defensora pública Ada Alves dos Reis Mendes, já empossada como coordenadora do NAV, discursou aos presentes. “Sobre o NAV, propriamente ele já está em funcionamento. O núcleo começou já no finalzinho de janeiro a fazer atuações em alguns atendimentos. Nessa demanda, nós estabelecemos uma quantidade de atendimentos diários, que tem sido devidamente cumpridos. Em que pese, ele se trate de um núcleo bastante recente que está atuando a pouco mais de um mês, o NAV já fez mais de 60 atendimentos pelo balcão virtual, então há sim uma demanda muito importante. Destacando que ainda não realizamos a implementação em todo o estado, o que demonstra a necessidade desse núcleo.