Defensoria Pública participa de Encontro de Educação do Selo UNICEF
Publicado em:


A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), representada pela defensora Kesia Abrantes, participou, nesta quinta-feira, 21, do Encontro de Educação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO).
O objetivo do evento foi orientar as equipes municipais sobre as atividades da Busca Ativa Escolar (BAE) e atividades da Educação do Selo UNICEF, que precisam ser entregues até junho de 2024.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF tem como objetivo fortalecer as políticas públicas destinadas às crianças e aos adolescentes em mais de 2 mil municípios que compõem as regiões do semiárido e da Amazônia Brasileira.
O selo já está em sua 5° edição na Amazônia Brasileira e possui sete indicadores a serem cumpridos, entre eles, dois são destinados à educação, abordando a educação na primeira infância e a educação de qualidade. Tais indicadores são analisados em relação à evasão e abandono escolar.
Atualmente, Rondônia é o estado do Brasil que, proporcionalmente, tem o maior número de municípios cumprindo suas metas, no entanto, ainda há localidades que precisam atingir os parâmetros necessários. Diante disso, o encontro reuniu representantes educacionais de todos os municípios do estado, a fim de discutir formas para solucionar estes problemas.
O Oficial de Educação da Unicef Brasil, Matheus Rangel, destacou a importância destes encontros. “Este tipo de encontro nos ajuda a lembrar quais são as entregas, como é o processo de capacitação e como os municípios estão no percurso do selo. Então, vemos o que já foi feito pelos municípios e o que falta fazer para avançarmos na melhoria dos direitos da infância”.
A defensora pública, Kesia Abrantes, reforçou o apoio da DPE/RO à Unicef pelo aprimoramento constante da educação no Estado. “Sempre estar em contato com a UNICEF é estar em contato com a esperança. Todos nós aqui sabemos que é preciso ter esperança para encarar os desafios que a educação, sobretudo a educação em Rondônia, enfrenta todos os dias. Este desafio educacional exige a união de forças de várias instituições da sociedade e este encontro hoje representa esta união. Quero desde já expressar a disponibilidade da Defensoria em unir forças com a Unicef em todos os projetos”.

