Defensoria Pública realiza abertura do evento “Diálogos sobre atuação estratégica nas demandas de Saúde”
Publicado em:

Na manhã desta quarta-feira, 17, teve início o evento “Diálogos sobre Atuação Estratégica nas Demandas de Saúde”, uma realização da Defensoria Pública do Estado de Rondônia por meio do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) e Centro de Estudos da instituição, com o objetivo de reunir os atores do Sistema de Justiça que atuam diretamente com as demandas da área para promover debates sobre efetivação do direito da população rondoniense à saúde.
A abertura do evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado, com a presença de diversas autoridades convidadas e representantes de órgãos e instituições que atuam na área. O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, realizou a abertura do evento e, em sua fala, destacou a importância do estabelecimento desse espaço de diálogo entre gestores para debater e trocar ideias de melhorias da atuação na Saúde Pública.
“Contribuir para a melhoria do serviço prestado é um objetivo que a gente compartilha enquanto instituição, assim como contribuir para a racionalização de todas as nossas atuações, para que a gente possa, em conjunto, construir uma entrega de política públicas racional e adequada a nossa população. Agradeço a todas e todos que participam deste evento e espero que ele represente um ato importante na discussão de políticas públicas na área da saúde”, ressaltou.
Na sequência, o coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), defensor público Sérgio Muniz Neves, destacou o caráter positivo do evento. “Eu creio que todos esses atores, aqui hoje reunidos, têm o intuito de entregar uma prestação de serviço de saúde melhor a nossa população rondoniense, e com isso me vem a certeza de que haverá sim uma melhora. Parabenizo e agradeço todas e todos que estão aqui presentes e também que vão participar dos próximos dias de evento em Ji-Paraná”.
O Presidente do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra, anfitrião do evento, também participou da mesa de honra, parabenizando a Defensoria Pública pelo esforço hercúleo para conseguir solucionar as inúmeras demandas na saúde existentes, que muitas vezes esbarram na questão do orçamento público limitado.
Também participaram da mesa de autoridades: o Secretário de Estado de Defesa e Cidadania Coronel bombeiro Felipe Bernardo Vital; o Subdefensor Público-Geral do Interior e Atuação Estratégica, Diego de Azevedo Simão; o Corregedor-Geral da DPE-RO, Hans Lucas Immich; a Secretária-Geral de Administração e Planejamento da DPE-RO, Beatriz de Andrade Chaves; o Secretário-Adjunto de Estado da Saúde, Élcio Barony de Oliveira; o promotor de Justiça Julian Farago; a Secretária-Adjunta Municipal Marilene Penati; o diretor do Núcleo de Litigância de Massa em Saúde da Procuradoria-Geral do Estado, Ítalo Lima; e o presidente da Comissão de Direito da Saúde da OAB/RO, Alexandre de Paiva Calil.
Logo após o desfazimento da mesa de abertura, os presentes puderam acompanhar a palestra: “Judicialização da Saúde em Medicamentos e Cirurgias Oncológicas” ministrada pelo médico oncologista do Hospital do Amor, Lucas Lousada Ferreira. Posteriormente, foi realizada a mesa de Diálogo: “Atores do sistema de Justiça que atuam nas demandas de Saúde em Porto Velho”.
O evento “Diálogos sobre atuação estratégica nas demandas de saúde” continua no período da tarde nestas quinta e sexta-feira, 18 e 19, na Faculdade Estácio de Sá em Ji-Paraná. Veja a programação neste link: https://www.defensoria.ro.def.br/2024/04/porto-velho-e-ji-parana-evento-da-defensoria-publica-debatera-atuacao-estrategica-nas-demandas-de-saude-no-estado-de-rondonia/.


