Subdefensor Público-geral, Marcus Edson de Lima, recebe título honorífico de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia
Publicado em:

Nesta quinta-feira,10, o Subdefensor Público-Geral de Rondônia, Marcus Edson de Lima, recebeu, na Assembleia Legislativa do Estado, o Título Honorífico de Cidadão Honorário do Estado, pelos relevantes serviços prestados ao longo de sua trajetória como defensor público. A solenidade de entrega foi proposta pelo Deputado Estadual Alex Redano e contou com a participação de membros, servidores da Defensoria Pública, autoridades e representantes de instiuições, e familiares do homenageado,
Durante a cerimônia, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, e o Corregedor-Geral, Hans Lucas Immich, participaram da mesa de abertura, parabenizando Marcus Edson e destacando o trabalho exercido pelo Defensor e a sua importância para a história da Defensoria Pública do Estado de Rondônia.
“Eu poderia falar muitas coisas a respeito da carreira de defensor público do Marcus Edson, como uma grande liderança no nosso Brasil inteiro, representando não só a Defensoria Pública de Rondônia por dois mandatos como Defensor Público-Geral, mas também como presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais, do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores, e inúmeras outras atuações. Porém, me cabe aqui dizer da pessoa que ele é, uma pessoa muito humana que está sempre à disposição para ajudar e para atender às pessoas vulneráveis, e que se dedica ao máximo à sua profissão. Ao meu ver, Marcus tem os três elementos fundamentais para ser um defensor público: que é a empatia pelas pessoas, a coragem de enfrentar os desafios e as adversidades e a resiliência de não se abater por todas as dificuldades, lutando até o fim”, destacou o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima.
O Corregedor-Geral, Hans Lucas Immich, também ressaltou em sua fala a trajetória de Marcus Edson em Rondônia. “Estudamos juntos para o concurso da Defensoria, fizemos as provas juntos e chegamos juntos nesse estado em dezembro de 2009. Esse título é digno de Vossa Excelência, pois se empenhou muito na Defensoria Pública. Pegou uma Defensoria em transição, assumindo a Defensoria Geral em 2015 e teve um trabalho de consolidação da instituição. Foi um trabalho árduo, um trabalho pioneiro. E este trabalho foi fundamental para a consolidação Defensoria Pública em Rondônia, permitindo a criação de raízes e a expansão da instituição com o apoio desta Casa de Leis.
Emocionado, Marcus Edson que já havia sido agraciado com o título de Cidadão Honorário de Porto Velho em 2019, também . “Eu tenho comigo que nenhuma história ou conquista se faz sozinho. E quero agradecer as pessoas que fizeram com que essa homenagem acontecesse no dia de hoje. No meu caminho, apareceram milhares de pessoas que me apoiaram nessa jornada, como a minha família, meus pais, minha esposa, que divide comigo os momentos de luta por uma Defensoria mais forte, e também as servidoras e servidores da Defensoria Pública, que no dia a dia, trabalham para o fortalecimento da instituição. Não recebo nenhuma vitória como somente minha, essa vitória é minha e é de toda nossa equipe, de todas e todos defensoras e defensores públicos, bem como de todas as instituições que convivem de maneira harmônica em Rondônia, fazendo com as lutas institucionais sejam vitoriosas em nosso estado. Muito obrigado a todas e todos, e principalmente ao deputado Alex Redano pela proposição desta honraria, que me permite dizer agora que eu sou oficialmente um cidadão rondoniense”, finalizou o defensor público.
Quem é Marcus Edson de Lima?
Defensor Público do Estado de Rondônia desde 2009, Marcus Edson de Lima é formado em Direito pela Universidade de Taubaté e mestrando pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, pós-graduado em Direito e Assistência Jurídica Pelo IDDE e Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e especialista em Mediação pela Polícia Local de Vila Real – Espanha.
Foi Subdefensor Público-Geral do estado de Rondônia de 2014 a 2015, Defensor Público-Geral de 2015 a 2019 e atuou como Corregedor-Geral da instituição no período de 2019 a 2023. Tomou posse no dia 09 de agosto de 2023, como Subdefensor Público-Geral do Estado de Rondônia para o biênio 2023/2025.
Em âmbito nacional, foi vice-presidente eleito do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (2017/2018), e posteriormente eleito presidente deste mesmo conselho nacional (2018/2019).
Foi eleito conselheiro do Conselho Nacional de Segurança pública do Ministério da Justiça (2018/2020) e ocupou o cargo de presidente do Conselho Nacional de Corregedores e Corregedoras Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, Distrito Federal e União (CNCG) por quatro mandatos consecutivos, no período de 2019 a 2023.



Matéria: Paulo Silvestrini
Fotos: Davi Pinheiro