Defensoria Pública de Rondônia realiza pela primeira vez a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores das Defensorias Públicas (CNCG)
Publicado em:
Pela primeira vez em sua história, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia promoveu na manhã desta quinta-feira, 18 de julho, a abertura da 76ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores das Defensorias Públicas estaduais, do Distrito Federal e da União, no auditório do Prédio Pacaás Novos, sede do Governo Estadual de Rondônia.
Além da abertura, o primeiro dia contou com a primeira parte da 76ª Reunião Ordinária do CNCG que teve início às 9h e se estendeu até às 12h da quinta-feira, contando com a presença física de Corregedoras e Corregedores das Defensorias Públicas de 10 estados, entre eles o Corregedor-Geral do Estado de Rondônia, Hans Lucas Immich, o Presidente do CNCG, Defensor Público-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Turella de Almeida, e o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima. Além dos participantes presenciais também participaram de maneira remota representantes de outras 12 defensorias públicas estaduais.
O dispositivo de autoridades que abriu o evento contou ainda com a participação do Corregedor-Auxiliar, Rafael de Castro Magalhães; da Presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia, Débora Machado Aragão; dos Corregedores Gerais convidados do Ministério Público e Tribunal de Justiça, Cláudio José de Barros Silveira e Gilberto Barbosa Batista ; e do Procurador do Estado, Mateus Barreto, no ato representando o Governador de Rondônia em exercício, Sérgio Gonçalves.
Apresentação Musical
Após a formação da mesa de autoridades e a execução dos Hino Nacional e do Hino do Estado de Rondônia, os presentes puderam acompanhar a apresentação do músico, percussionista pesquisador e educador, Bira Lourenço, que realizou a intervenção artística Vivência Sonora. Convocados pelo artista, todas e todos presentes puderam participar do momento. Inspirado pela apresentação, o Corregedor-Geral do Pará, Edgar Alamar, também propôs uma intervenção artística convocando todas e todos a participar.
Falas das autoridades
Em sua fala, o Presidente do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores, Marcelo Turella agradeceu pela hospitalidade dos anfitriões, e ressaltou a importância da integração entre as Corregedorias das Defensorias Públicas. “A gente fica muito feliz em ser recebido de maneira brilhante pelo Defensoria Pública, pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelo executivo, em um estado pujante de gente trabalhadora e acolhedora. Tenho a certeza que vamos ter uma maravilhosa reunião”, frisou.
O Corregedor-Geral do Estado de Rondônia, Hans Lucas Immich, também parabenizou a todas e todos, em especial aos colegas que se deslocaram até Rondônia. “Obrigado por terem vindo, sei que é uma viagem longa e extenuante, mas bem-vindos à Rondônia, um estado de sol quente e população acolhedora, trabalhadora e receptiva, com uma economia pujante, número um em transparência do Brasil e com capacidade máxima de pagamento de suas servidoras e servidores públicos. Ou seja, um estado em pleno desenvolvimento. Que tenhamos uma boa reunião e que vocês tenham uma ótima estadia em Rondônia.
Por sua vez, o Defensor Público-Geral de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima, “Quero desejar boa-vindas a todas e todos. Rondônia é um estado caloroso, e queremos passar esse calor humano a vocês. A Defensoria Pública de Rondônia é uma instituição que vem avançando muito ao longo do tempo e graças a boas gestões, estamos hoje em todas as 23 Comarcas do Estado. E todo esse trabalho só é possível com o apoio de todos e todas que compartilham do nosso objetivo de levar cidadania à população. Estamos sempre procurando ampliar nossos serviços e inovar. Desejo a todas e todos uma excelente reunião.”
Por fim, o Procurador do Estado, Matheus Barreto, que atua na Assessoria Jurídica da Defensoria Pública e, no ato, representou o Governador do Estado em exercício, parabenizou a instituição, dando boas-vindas a todas e todos, e relatou a sua experiência como estagiário da Defensoria Pública da União e como a vivência foi transformadora. “Saí uma pessoa diferente de lá. Aprendi direito, mas principalmente humanidade”, pontuou.
Logo após a realização das falas que abriram a 76ª Reunião do CNCG, teve início a fase de discussão sobre as pautas do dia. A reunião continua na sexta-feira, 19 de julho, na sala de reuniões do prédio-sede da Defensoria Pública.
Visita ao Complexo Madeira-Mamoré
Na tarde do dia 18, corregedores e corregedoras também puderam conhecer um pouco mais sobre a história e cultura de Porto Velho e Rondônia, por meio da visitação ao Museu do Complexo da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré, Patrimônio Cultural Brasileiro, inaugurado em 1912, e que se tornou símbolo do estado e de sua capital.
Compartilhar