18 Anos da Lei Maria da Penha: DPE/RO Promove Rodas de Conversa para Mulheres Atingidas pela Violência Doméstica
Publicado em:
Em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha foi sancionada, tornando-se um marco no combate à violência doméstica no Brasil. Para celebrar os 18 anos dessa conquista e fortalecer a luta pelos direitos das mulheres, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), está promovendo uma série de rodas de conversa com mulheres que sofreram violência doméstica.
Os encontros, que começaram nesta quarta-feira, 7 de agosto, ocorrerão todas as semanas durante os meses de agosto e setembro.
Essas reuniões visam proporcionar momentos de reflexão e apoio às mulheres, permitindo que compartilhem suas dúvidas e experiências, recebendo orientação para lidar com suas situações. Em cada encontro, diferentes aspectos relacionados à violência doméstica serão discutidos, abordando temas como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Os atendimentos são destinados às assistidas acompanhadas pelo Nudem, mas mulheres em situação de vulnerabilidade que sofrem violência doméstica também podem participar. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (69) 99204-4715.
Claudiana Linhares, analista em Psicologia do Nudem, destaca a importância dessas rodas de conversa: “Esse lugar de reflexão que trazemos no grupo, é extremamente importante para que a mulher que sofreu consiga identificar de uma maneira mais clara todas as formas de violências num relacionamento, entre elas a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, a fim de que todas estas atitudes sejam reconhecidas, caso aconteçam, dentro de um relacionamento”.
Com essa iniciativa, a DPE-RO reforça seu compromisso na luta contra a violência doméstica e no apoio às mulheres, promovendo conscientização e empoderamento para que possam enfrentar e superar essas situações.
Assessoria de Comunicação Institucional/ Davi Pinheiro
Defensoria Pública do Estado de Rondônia
Compartilhar