RO terá especialização em mediação; membros da DPE farão o curso
Publicado em:

O subdefensor público-geral participou da reunião ocorrida esta semana na vice-governadoria; ele negocia bolsa para os defensores públicos
A Defensoria Pública, segundo informou o subdefensor público-geral do Estado, Marcus Edson de Lima, está negociando bolsa de estudo para os membros da instituição. As propostas para a realização da capacitação e do congresso foram discutidas em reunião realizada na segunda-feira (4) à tarde no gabinete da vice-governadoria.
Participaram da reunião o vice-governador Daniel Pereira, o subdefensor público-geral do Estado, os secretários da Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, e o adjunto, Adilson Pinheiro; o adjunto de Justiça, João Bosco Costa; o representante do Ministério Público, Gabriel Clemente Barbosa e o coordenador técnico legislativo, Helder Rister.
O projeto de mediação desenvolvido pelo Governo do Estado iniciou ano passado quando foi enviado a cidade de Villa-Real, na Espanha, um grupo formado por integrantes da Policia Militar, da Defensoria Pública do Estado para realizarem curso de especialização nessa área. Foram 110 horas de aulas práticas e teóricas.
Ainda no ano passado, o Governo iniciou em Rondônia o curso de especialização em mediação de conflitos, mas foram executados apenas dois módulos. “O curso será retomado agora e ainda promoveremos o congresso”, declarou o vice-governador.
Daniel Pereira falou dos resultados positivos da especialização em mediação ocorrida na Espanha. “O curso é muito bom e já está apresentando seus primeiros resultados, com a intervenção de mediadores que conduziram muito bem a desocupação de imóveis na capital”, declarou, referindo-se aos imóveis localizados no bairro Nova Floresta, cujos ocupantes saíram sem que fosse registrada nenhum tipo de violência. “A mediação está sendo aplicada também na desocupação da área destinada a construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Zona Sul”, disse.

O subdefensor geral Marcus Edson participou do curso de mediação na Espanha quando era titular do Núcleo Especializado em Ações Coletivas
Para Marcus Edson de Lima, em um futuro próximo essa forma de resolução de conflitos predominará no Brasil, a exemplo do que já ocorre na Europa. Segundo o membro da DPE-RO, na mediação existem ferramentas e técnicas que são disponibilizadas às partes para que elas mesmas encontrem uma solução para o problema.
Fotos: Daiane Mendonça/Decom-Governo
Apoio: Decom/Governo