Defensoria participa da posse de novo desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia
Publicado em:
Nesta última sexta-feira, 20, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia participou da solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Aldemir de Oliveira. O desembargador chega ao mais alto posto da carreira após 32 anos dedicados à magistratura do estado de Rondônia.
Aldemir de Oliveira ingressou no TJ/RO como juiz substituto no ano de 1991, após ser aprovado no VI Concurso para Magistratura do Estado de Rondônia. Antes disso, o desembargador atuou no Tribunal como servidor, sendo o primeiro efetivo de carreira a ingressar como juiz no TJ/RO.
Na cerimônia, o desembargador adentrou no plenário acompanhado pelo decano do TJ-RO, Roosevelt Queiroz Costa, e pelo vice-presidente, Glodner Luiz Pauletto. Após a entrada, o desembargador acompanhou os ritos iniciais com a execução do Hino Nacional Brasileiro e posteriormente realizou o juramento do cargo, assinou o termo de posse e adquiriu sua carteira funcional de desembargador. Além disso, o desembargador recebeu o colar do Mérito Judiciário do Presidente do TJRO, Raduan Miguel Filho.
Em seu discurso, Aldemir destacou sua trajetória no sistema judiciário, reconhecendo o papel de seus familiares, amigos e da justiça, na sua formação profissional e pessoal. Além disso, relembrou toda sua caminhada durante os 32 anos de magistratura, observando os desafios enfrentados e a prestação de justiça realizada. “Eu chego em paz, com o espírito livre e tranquilo, com o coração aberto e sem qualquer ressentimento e, mais, para somar esforços com todos, sem distinções ideológicas ou de interesses corporativistas, visando o cumprimento da nobre função deste tribunal, sobretudo, com respeito aos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência”.
“Sempre que for necessário, estarei pronto para participar da construção de algo melhor para fortalecer o Poder Judiciário deste estado. No cumprimento de seus objetivos institucionais, de garantir os direitos individuais, coletivos, sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e o estado”, finalizou.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, representou a Defensoria e destacou a trajetória do desembargador Aldemir em sua atuação perante à justiça, como foi no caso do Urso Branco, quando diversos presos foram assassinados dentro do presídio estadual da capital, sendo o primeiro júri realizado em tempo real pela internet, com 26 dias de julgamento.
“Em nome da Defensoria Pública, parabenizo o desembargador Aldemir por sua trajetória exemplar, marcada pela ética, pelo compromisso com a justiça e, sobretudo, por sua dedicação incondicional à magistratura”, destacou.
Em sua trajetória como juiz de Direito, o magistrado passou pelas comarcas de Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Guajará-Mirim e Porto Velho. Na capital, Aldemir teve passagens marcantes pela Vara do Tribunal do Júri e pela Vara da Família. Foi também juiz eleitoral e juiz auxiliar da Corregedoria. Agora, como desembargador, passa a compor a 1ª Câmara Criminal do TJRO.
Compartilhar